FAUP
Você está em: Início > Notícias > Instalação Carnet C10 realizada no âmbito do ciclo Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho é finalista aos prémios FAD

Instalação Carnet C10 realizada no âmbito do ciclo 'Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho' é finalista aos prémios FAD

Edição 2018 dos Prémios FAD com nove projectos portugueses na lista de finalistas.

A instalação Carnet C10 na Serra do Pilar da autoria de Pedro Matos Gameiro e Marta Sequeira com Carlos Machado e Moura e consultoria de Fernando Rodrigues, especialmente concebida para a 6ª conferência do Ciclo Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho, está entre os finalistas da 60ª edição dos prémios FAD de Arquitectura e Interiores de Barcelona, na categoria intervenções efémeras.

A instalação, realizada no âmbito da conferência 'Dibujos en un cuaderno' que teve como convidado Xavier Monteys, Professor Catedrático de Projectos Arquitectónicos da Universidade Politécnica de Catalunha, Barcelona, concretizou-se na reprodução em grande formato dos desenhos do carnet C10 e a estrutura esteve em exposição entre Junho e Setembro de 2017, no Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

A realização da estrutura foi possível graças à colaboração do Exército Português, da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e das empresas Sign – Wide Format PrintingCurvar – Tecnologia e sistemas de curvatura e Lankhorst Euronete Portugal. Contou ainda com o apoio das empresas VMZincOutside Works – Trabalhos em altura e Rodrigues & Proença.

O segundo ciclo de aulas intitulado 'Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho' foi coordenada por Marta Sequeira, Carlos Machado e Moura, Rui Neto e Noémia Herdade Gomes e integrou o projecto de investigação 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto' do Centro de Estudos da FAUP.

Dos nove projectos portugueses seleccionados para a edição 2018 dos prémios FAD, contam-se vários da autoria de antigos estudantes da FAUP: na categoria arquitectura, a Casa da Arquitectura de Guilherme Machado Vaz, na categoria arquitectura de interiores está seleccionado o projecto para as Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra da autoria de João Mendes Ribeiro, em cidade e paisegam estão os projectos para a Praça do Fonte Nova de José Adrião e o Pavilhão no Jardim de Serralves de Diogo Aguiar, e na categoria pensamento e crítica está o catálogo 'Matéria-Prima: Um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza' de André Tavares, Maria João Macedo, Maria Ramos (Fundação Serralves).

Estão também nomeados como finalistas dos prémios FAD a Casa na Arrábida, da Extrastudio, e a Casa na Estrela, de Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus, na categoria arquitectura; em intervenções efémeras, o Pavilhão do lago, de Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral.

O catálogo da exposição 'Poder Arquitectura' de Jorge Carvalho, Pedro Bandeira, Ricardo Carvalho, editado pela Casa da Arquitectura e Lars Muller Publishers, recebeu uma menção do Júri na categoria pensamento e crítica 2018.

Das 392 obras apresentadas à edição 2018 dos prémios FAD, 146 foram apresentadas na categoria de arquitectura, 143 em arquitectura de interiores, 29 em cidade e paisagem e 74 em intervenções efémeras. O vencedor será anunciado a 7 de Junho de 2018.

arquinfad.org

Xavier Monteys // Teaser [vídeo]

Xavier Monteys // Teaser from Aulas de Autor on Vimeo.

Instalação Carnet C10 - 01

Instalação Carnet C10 © Paulo Dias, Jorge Nogueira.
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-08-20 às 17:09:27