FAUP
Você está em: Início > Notícias > Matéria : conferências brancas [Matter: the white conferences]

Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences]

2018/2019, FAUP

Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences] é um ciclo, promovido por dois professores da FAUP, dedicado às várias formas de ver e entender hoje a arquitectura, nas quais a abstracção é uma matéria fundamental necessária à expressão de uma mundividência particular que sente na sua obra e no seu pensamento.

Brancas porque em branco são assim conferências abertas a múltiplas interpretações arquitectónicas que pensamos distribuir ao longo deste e do próximo ano académico. É, igualmente, um ciclo que, integrando conversas informais e debates pontuais, pretende lembrar os 60 anos passados sob a reforma de 1957 ano em que, institucionalmente, o ensino moderno da arquitectura é reconhecido na Arquitectura Portuguesa.

O ciclo abriu, a 3 de Maio 2018, com uma conversa de apresentação de Matéria: conferências brancas, na galeria de exposição da FAUP, com o filósofo João Lemos, como convidado.

A primeira conferência realizou-se a16 de Maio com Sergison Bates Architects. Sob o título 'Legacy', Stephen Bates deu a ver o legado dos Smithson e a sua interpretação do Novo Brutalismo. Stephen Bates e Jonathan Sergison, autores do restauro do Solar Pavilion, em 2004, têm a sua obra escrita reunida em três antologias intituladas Papers[on architecture].

A segunda conferência realizou-se a 18 de Outubro com Lorenzo Giuliani e Christian Hönger. Sob o título Ambiguous Typologies & Powerful Spaces, Giuliani.Hönger discutiram o conceito de Powerful Spaces na relação com a sua obra construída e abordaram as questões colocadas com base em referências históricas, contemporâneas e pessoais.

Seguir-se-á, a conferência de Robbrecht en Daem architecten a 22 de Novembro 2018.

Contamos, com estas iniciativas, abrir a nossa escola a outros pontos de vista sobre a matéria da arquitectura através de autores-arquitectos que nunca tivemos a oportunidade de ouvir de viva voz e receber pessoalmente.

Organização: José Miguel Rodrigues | Helder Casal Ribeiro | Pedro Borges de Araújo
Design gráfico: Marta Ramos
Apoio: FAUP | Jofebar
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas