Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences]
2018/2019, FAUP
Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences] é um ciclo, promovido por dois professores da FAUP, dedicado às várias formas de ver e entender hoje a arquitectura, nas quais a abstracção é uma matéria fundamental necessária à expressão de uma mundividência particular que sente na sua obra e no seu pensamento.
Brancas porque em branco são assim conferências abertas a múltiplas interpretações arquitectónicas que pensamos distribuir ao longo deste e do próximo ano académico. É, igualmente, um ciclo que, integrando conversas informais e debates pontuais, pretende lembrar os 60 anos passados sob a reforma de 1957 ano em que, institucionalmente, o ensino moderno da arquitectura é reconhecido na Arquitectura Portuguesa.
O ciclo abriu, a 3 de Maio 2018, com uma
conversa de apresentação de Matéria: conferências brancas, na galeria de exposição da FAUP, com o filósofo João Lemos, como convidado.
A primeira conferência realizou-se a 16 de Maio de 2018 com
Sergison Bates Architects. Sob o título "Legacy", Stephen Bates deu a ver o legado dos Smithson e a sua interpretação do Novo Brutalismo. Stephen Bates e Jonathan Sergison, autores do restauro do Solar Pavilion, em 2004, têm a sua obra escrita reunida em três antologias intituladas
Papers[on architecture].
A segunda conferência realizou-se a 18 de Outubro de 2018 com
Lorenzo Giuliani e Christian Hönger. Sob o título "Ambiguous Typologies & Powerful Spaces", Giuliani.Hönger discutiram o conceito de Powerful Spaces na relação com a sua obra construída e abordaram as questões colocadas com base em referências históricas, contemporâneas e pessoais.
A terceira conferência realizou-se a 22 de Novembro 2018 com conferência de
Robbrecht en Daem architecten. Sob o título "An Architectural Anthology", Paul e Johannes Robbrecht abordaram os temas chave que conduzem a sua prática projectual, com destaque para o fascínio por números e colaborações com artistas.
Apresentou-se, na galeria de exposições da FAUP, de 14 de janeiro a 28 de Fevereiro 2019, uma visão particular da obra de Robbrecht en Daem architecten, através de 11 curtas metragens, realizadas por Maarten Vanden Abeele, sob o título, evocativo da obra de Ornette Coleman, "
Beauty is a rare thing".
Seguir-se-á, a conferência de Peter Märkli, a 16 de Maio 2019, intitulada "
My Profession, The Art of Building".
Contamos, com estas iniciativas, abrir a nossa escola a outros pontos de vista sobre a matéria da arquitectura através de autores-arquitectos que nunca tivemos a oportunidade de ouvir de viva voz e receber pessoalmente.
Organização:
José Miguel Rodrigues |
Helder Casal Ribeiro | Pedro Borges de Araújo
Design gráfico: Marta Ramos | Àudio/vídeo: Rodrigo Andrade e Sousa
Apoio: FAUP |
Jofebar