Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Matéria : conferências brancas [Matter: the white conferences]

Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences]

2018/2019, FAUP

Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences] é um ciclo, promovido por dois professores da FAUP, dedicado às várias formas de ver e entender hoje a arquitectura, nas quais a abstracção é uma matéria fundamental necessária à expressão de uma mundividência particular que sente na sua obra e no seu pensamento.

Brancas porque em branco são assim conferências abertas a múltiplas interpretações arquitectónicas que pensamos distribuir ao longo deste e do próximo ano académico. É, igualmente, um ciclo que pretende lembrar os 60 anos passados sob a reforma de 1957 ano em que, institucionalmente, o ensino moderno da arquitectura é reconhecido na Arquitectura Portuguesa.

O ciclo abre, a 3 de Maio, com uma conversa de apresentação de Matéria: conferências brancas, na galeria de exposição da FAUP, com o filósofo João Lemos, como convidado.

A 16 de Maio teremos a primeira conferência com Sergison Bates Architects. ' Legacy' é o título da conferência onde  Stephen Bates dará a ver o legado dos Smithson e a sua interpretação do Novo Brutalismo. Stephen Bates e Jonathan Sergison, autores do restauro do Solar Pavilion, em 2004, têm a sua obra escrita reunida em três antologias intituladas Papers[on architecture].

Seguir-se-ão, no início do próximo ano lectivo, as conferências de Robbrecht en Daem architecten e de Giuliani.Hönger.

Contamos, com esta iniciativa, abrir a nossa escola a outros pontos de vista sobre a matéria da arquitectura através de autores-arquitectos que nunca tivemos a oportunidade de ouvir de viva voz e receber pessoalmente.

Organização: José Miguel Rodrigues | Helder Casal Ribeiro | Pedro Borges de Araújo
Apoio: FAUP | Jofebar

A Conferência de Sergison Bates Architects é realizada em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa, no âmbito do programa 'Distância Crítica'.
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-05-27 às 22:42:24