FAUP
Você está em: Início > Notícias > Entrega do Prémio João Almada 2017 e exposição

Entrega do Prémio João Almada 2017 e exposição

Entrega de Prémios: 13 de Março 2018, 17h00, Paços do Concelho | Exposição: 13 de Março a 31 de Maio 2018

A cerimónia de entrega do Prémio João de Almada está agendada para 13 de Março de 2018, às 17h00, no edifício dos Paços do Concelho. A cerimónia integra a inauguração de uma exposição, nos Paços do Concelho, que dá a conhecer grandes exemplos de reabilitação na cidade. A mostra ficará aberta ao público, com acesso livre, até maio.

Os projectos de reabilitação da Casa Atelier José Marques da Silva e do E-Learning Café – Botânico da Universidade do Porto foram distinguidos com menções honrosas na edição 2017 do Prémio João de Almada. Os vencedores foram anunciados no passado dia 25 de julho e incluem ainda vários atuais e antigos docentes da Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP).

Liderada pelos arquitetos e professores eméritos da U.Porto/FAUP, Sérgio Fernandez e Alexandre Alves Costa, a obra de reabilitação da Casa Atelier de Marques da Silva, propriedade da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva, decorreu entre 2013 e 2015. Já o E-Learning Café – Botânico foi inaugurado a 12 de outubro de 2015, em resultado do projeto de remodelação da Casa Salabert, liderado pelos arquitetos Nuno Valentim, professor da FAUP, e Margarida Carvalho.

Os dois projetos receberam menções honrosas na categoria de Edifícios Não Residenciais, juntamente com o projecto de reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos. Ainda nesta categoria, o prémio principal foi atribuído ex-aequo ao projecto de reabilitação do edifício Palácio do Bolhão e ao projeto de expansão da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, assinados por José Gigante, Professor Convidado da FAUP, e Álvaro Siza, Professor Catedrático Emérito da FAUP, respectivamente.

Já na categoria de Edifícios Residenciais, o júri distinguiu o projecto de reabilitação do edifício Casa da Boavista (Rua de António José da Costa 53), da autoria da arquiteta Joana Leandro de Vasconcelos (Atelier in.Vitro), antiga estudante da FAUP.

Atribuído pela primeira vez em 1990 à recuperação do Edifício do Círculo Universitário do Porto, de Fernando Távora, o Prémio João de Almada - assim designado em memória de João de Almada e Melo, o executor da expansão urbanística do Porto no século XVIII e a quem se deve em grande medida o ordenamento na zona central da cidade - foi instituído pela Câmara Municipal com o objetivo de incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico da cidade, sendo atribuído ao melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído na cidade.

A exposição, de visita gratuita, ficará patente até 31 de Maio nos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 17h00.
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-09-25 às 22:38:09