Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência Pensar a 4 Dimensões por Jorge Calado

Notícias

Conferência 'Pensar a 4 Dimensões' por Jorge Calado

15 de Março de 2018 (Quinta-feira), 18h30, Sala Plana - FAUP

A convite da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), o Professor Emérito do Instituto Superior Técnico, Jorge Calado, vai apresentar a conferência 'Pensar a 4 Dimensões' no dia 15 de Março (quinta-feira), às 18h30, na Sala Plana.

Jorge Calado
Jorge Calado tem desenvolvido carreiras paralelas nas ciências e nas artes. Licenciou-se em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorou-se em química pela Universidade de Oxford. Professor emérito de química-física da Unoiversidade de Lisboa, foi também professor catedrático adjunto de engenharia química na Universidade de Cornell, NY. Publicou mais de 170 artigos em revistas internacionais sobre termodinâmica de líquidos molecular e energética das apatites e gerou mais de 130 doutoramentos directos e indirectos. Foi o primeiro químico a receber o Prémio Ferreira da Silva, o mais alto galardão da Sociedade Portuguesa de Química e presidiu à Comissão Nacional para o Ano Internacional da Química em 2011. Membro de várias comissões científicas internacionais (no âmbito da IUPAC, Conselho da Europa, NATO, INTAS e UE), foi também membro da Junta de Directores e director executivo da Comissão Cultural Luso-Americana (que administra o Programa Fulbright-Hays). É sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa desde 1988. Muito interessado nas relações entre as ciências e as artes, regeu cursos como "A Arte da Ciência" e "Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade" em Cornell e no IST. Tem-se dedicado também à divulgação da ciência entre o grande público, colaborando em várias iniciativas dos centros de Ciência Viva do país. Entre 1988-99 foi membro do Conselho Consultivo da Fundação Oriente e pertence também ao Conselho Consultivo da Fundação Pulido Valente desde a sua criação em 1993. É crítico cultural do semanário Expresso desde 1986, e contribuiu também para o Times Literary Supplement (história e filosofia da ciência), Opera News, Opera Now e Agenda XXI. Escreveu e produziu os programas de sala para as temporadas de ópera e concertos do Teatro Nacional de São Carlos entre 1974-76. Autor do capítulo sobre Ciência na história da "Fundação Calouste Gulbenkian: 50 Anos 1956-2006". A convite da Secretária de Estado da Cultura concebeu e dirigiu os primeiros cursos de pós-graduação em Administração das Artes em Portugal (no Instituto Nacional de Administração). Fundou a IST Press, a editora universitária da sua Escola, dedicada a publicar livros em todas as áreas das ciências e das artes. Em 1987, a pedido da Secretária de Estado da Cultura, criou a Colecção Nacional de Fotografia (mais tarde integrada no Centro Português de Fotografia, Porto). Comissariou e produziu catálogos para mais de 25 exposições de fotografia em Portugal, França, Bélgica, Reino Unido e EUA. Entre elas salientam-se "À Prova de Água / Waterproof" no CCB (EXPO '98) e "INGenuidades", sobre fotografia e engenharia, para o 50º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian (que foi também vista no BOZAR, em Bruxelas). Publicou "Haja Luz!  Uma História da Química Através de Tudo" (IST Press, 2011; agora em 3ª edição, 2015) e "Limites da Ciência" (FFMS, 2014). Recebeu o Prémio Universidade de Lisboa em 2016. Vive e trabalha em Lisboa, Londres e Nova Iorque.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala). 
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).


Cartaz
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-09-23 às 02:15:53