FAUP
Você está em: Início > Notícias > Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018)

Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018)

12 de Fevereiro de 2018

É com tristeza e profundo pesar que a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) toma conhecimento da notícia do falecimento do Arquitecto Raúl Hestnes Ferreira (1931-2018), uma referência essencial da arquitectura portuguesa.

Nascido em 1931 em Lisboa, era filho do poeta José Gomes Ferreira, estudou Arquitectura nas escolas de Belas Artes de Lisboa (de onde foi expulso por “actividades subversivas”) e do Porto, nos departamentos de Arquitectura do Instituto de Tecnologia de Helsínquia, da Universidade de Yale e da Universidade da Pensilvânia. Leccionou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, na Cooperativa Árvore do Porto e no Departamento de Arquitectura da FCTUC, do qual foi um dos fundadores. Foi autor dos projectos para o complexo do ISCTE, em Lisboa, ou da Casa da Cultura e da Juventude de Beja, entre muitas outras obras.
Foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo em 1982, com o Prémio Eugénio dos Santos e o Prémio Nacional de Arquitectura em 1993 e com o Prémio Valmor em 2002. Entre várias distinções, foi ainda galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo em 1982. Recebeu em 2007 o doutoramento «honoris causa» na Universidade de Coimbra em reconhecimento dos "bons serviços prestados , enquanto docente da FCTUC e fundador do Departamento de Arquitectura, mas sobretudo pela obra que realizou e a extraordinária dimensão cultural” da sua figura.

Lembramos aqui o vídeo de apresentação da curta-metragem 'A Encomenda' do arquitecto Manuel Graça Dias, Professor da FAUP, a propósito da Casa de Albarraque de Raúl Hestnes Ferreira, realizada e produzida no âmbito do projecto Projecto 'Ruptura Silenciosa, Intersecções entre a arquitectura e o cinema. Portugal, 1960-1974', coordenado pelo arquitecto Luís Urbano, Professor da FAUP e Investigador do CEAU-FAUP.

www.jackbackpack.org/a-encomenda

Raúl Hestnes Ferreira
Fotografia originalmente publicada no site do Jornal Público a 12 de Fevereiro de 2018 © DR
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas