FAUP
Você está em: Início > Notícias > Aulas de Autor . Narrativas desenhadas

Aulas de Autor . Narrativas desenhadas

Fevereiro a Julho de 2018, FAUP + Mala Voadora (Porto)

Aulas de Autor . Narrativas desenhadas

O ciclo 'Aulas de Autor' é uma iniciativa que se desenvolve no âmbito do projecto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’, integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH).

Partindo do conceito de "autor" como aquele que cria, causa ou dá origem a alguma coisa, especialmente obra literária, artística ou científica, este conjunto de sessões tem como principal objectivo proporcionar uma oportunidade de contacto com autores de referência nas várias disciplinas artísticas e criativas complementares à arquitectura. Identificar e contribuir para novas abordagens ao Desenho, incentivar uma reflexão participante e experimental sobre a Arquitectura, estimular e contribuir para a consciência crítica dos desenhadores, são alguns dos objectivos deste Ciclo.

O primeiro ciclo de aulas decorreu em 2015-2016 e teve como tema agregador 'Aulas de Autor_Fotografia de Arquitectura'. O segundo ciclo de aulas decorreu em 2016-2017 e teve como tema agregador 'Aulas de Autor_Le Corbusier e o Desenho', contando com uma parceria com a Fondation Le Corbusier.

Este terceiro ciclo, intitulado 'Aulas de Autor . Narrativas desenhadas', decorrerá durante este ano lectivo 2017-2018, conta com uma parceria entre o CEAU-FAUP e a Mala Voadora.

Trará ao Porto, para Aulas e Workshops, um conjunto de autores que se destacam pela exploração e pelo estudo do potencial do Desenho e da Narrativa Gráfica no domínio da Arquitectura, tema explorado por Carlos Machado e Moura na sua investigação de doutoramento em curso. Entre os convidados, contam-se Sir Peter Cook, Jean-Paul Jungmann, Jimenez Lai, Luis Miguel (Koldo) Lus Arana e Mélanie van der Hoorn.

Esta série de 'Aulas de Autor . Narrativas desenhadas' é coordenada por Carlos Machado e Moura, Rui Neto e Noémia Herdade Gomes.

O projecto 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto' conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Apoios
Trabalho cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-007744.

Imagem gráfica desenvolvida pela designer Marta Ramos.
Imagem multimédia desenvolvida por Cátia Cunha Pimentel.

Programa:

Jimenez Lai: 'Architecture and Storytelling: Five recent lessons'
Workshop: 17 e 18 de Fevereiro de 2018 (Sábado e Domingo), 10h00 — 18h00, Cavalariças FAUP
Conferência: 19 de Fevereiro de 2018 (Segunda-feira), 21h30, Mala Voadora

Luis Miguel Lus Arana: 'Cómic, caricatura, arquitectura - Guía de lectura'
Conferência: 5 de Junho de 2018 (Terça-feira), 19h00, Mala Voadora (Porto)

Sir Peter Cook
Conferência: 9 de Junho de 2018 (Sábado), 18h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

Jean-Paul Jungmann: 'Des projets pour des livres ou la narration dessinée architecturale'
Conferência: 25 de Junho de 2018 (Segunda-feira), 17h00, Sala Plana - FAUP

Estes eventos são passíveis de serem registados e divulgados pela FAUP através de fotografia e vídeo.

www.aulasdeautor.com
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-13 às 06:55:55