Você está em: Início > Notícias > As margens do centro: desafios à intervenção social e habitacional na área central do Porto por João Queirós | Ciclo Repensar o Centro | Contributos para a cidade alargada

'As margens do centro: desafios à intervenção social e habitacional na área central do Porto' por João Queirós | Ciclo Repensar o Centro | Contributos para a cidade alargada

21 de Novembro de 2017, 10h00, Edifício Parcauto, Praça Coronel Pacheco - Porto

O Sociólogo João Queirós vai apresentar a Aula Aberta 'As margens do centro: desafios à intervenção social e habitacional na área central do Porto' no próximo dia 21 de Novembro, às 10h00, Edifício Parcauto, Praça Coronel Pacheco - Porto, no âmbito do programa Ciclo de Aulas Abertas: Repensar o Centro | Contributos para a cidade alargada.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

João Queirós
Sociólogo, licenciado e doutorado em sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é também investigador integrado do Instituto de Sociologia desta instituição. A sua investigação tem-se debruçado sobre as consequências urbanas e sociais das intervenções habitacionais do Estado, tal como podem ser observadas, em particular, na área central da cidade do Porto. Os seus interesses de investigação incidem ainda sobre: transformações das estruturas demográficas, sociais e de classe da sociedade portuguesa; Estado e políticas sociais; desenvolvimento regional e local; e, mais recentemente, sistemas formativos e educação de adultos.
É Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde colabora também com o InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação.
As suas publicações mais recentes incluem: No Centro, à Margem. Sociologia da intervenções urbanísticas e habitacionais do Estado no centro histórico do Porto (Porto, Afrontamento, 2015). Trabalhos em Curso. Etnografia de operários portugueses da construção civil em Espanha (Porto, Deriva, 2016, com Bruno Monteiro); A disappearing world: the ever-expanding 'frontier of gentrification' through the eyes of Porto's historic centre long-time residentes (In Gentrification as a Global Strategy. Neil Smith and Beyond, Londres, Routledge, 2017); ou A Vergonha. Desvio do descrédito e estratégias de mobilidade residencial e social no Bairro do Aleixo (In Portugal em Falta. Atlas Improvável, Lisboa, Santillana, 2017).

Ciclo de Aulas Abertas Repensar o Centro | Contributos para a cidade alargada tem coordenação de Teresa Calix e organização dos docentes das Unidades Curriculares Projecto 5 e Teoria 4 (Territórios e Formas Urbanas): Grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do CEAU-FAUP.

+ info
Ciclo de Aulas Abertas: Repensar o Centro | Contributos para a cidade alargada
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 02:09:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias