FAUP
Você está em: Início > Notícias > Apresentação do livro BuildingViews e conversa sobre a arquitectura de Richard Neutra

20 de Novembro de 2017, 18h30, showroom Jofebar - Matosinhos

A sessão de apresentação do livro BuildingViews da Jofebar, publicado pela Circo de Ideias, vai decorrer no dia 20 de Novembro, segunda-feira, às 18h30, no seu showroom, em Matosinhos (Rua D. Marcos da Cruz 1240, Perafita).

Esta primeira sessão de apresentação do livro vai incidir sobre a arquitectura de Richard Neutra e seu contributo para o desenvolvimento da caixilharia de correr.

Na sessão, dois filhos de Richard Neutra – o arquitecto Dion Neutra e o médico Raymond Richard Neutra – irão conversar com Eduardo Souto de Moura, cuja obra incorporou muito do legado de Richard Neutra e da arquitectura moderna californiana, adoptando grandes caixilharias de correr de forma extensiva. Juntam-se à conversa o crítico de arquitectura Jorge Figueira e o editor do livro Carlos Machado e Moura.

Trata-se da primeira de um conjunto de várias conversas que integram o programa de apresentação nacional e internacional da publicação, sendo cada uma das sessões dedicada a diferentes momentos da história técnica e arquitectónica da janela e contando com diferentes convidados.

BuildingViews propõe-se traçar a história da janela minimalista, identificando os vários desenvolvimentos técnicos e arquitectónicos desde o início do século XX que conduziram ao seu aparecimento até aos desafios com que este sistema de janelas se depara nos dias de hoje. Em simultâneo, a publicação pretende dar a conhecer mais de 20 projectos recentes realizados pela Jofebar, uma empresa especializada em produtos de fachada e caixilharia minimalista através da sua marca PanoramAH!. Para este efeito, o livro conta com mais de três dezenas de textos originais da autoria de diferentes autores nacionais e internacionais, entre arquitectos, críticos, fotógrafos, escritores, empresários e académicos.

Carlos Machado e Moura (Porto, 1982) é arquitecto e investigador do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP).

www.buildingviews.net
www.circodeideias.pt

Kaufmann House
Foto: Kaufmann House de Richard Neutra, 1946.
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-18 às 04:48:36