FAUP
Você está em: Início > Notícias > Lançamento do livro Transformações na Arquitectura Portuense - O caso António da Silva de Domingos Tavares

Lançamento do livro 'Transformações na Arquitectura Portuense - O caso António da Silva' de Domingos Tavares

13 de Dezembro de 2017 (Quarta-feira), 18h30, Casa-Atelier José Marques da Silva - Porto

O Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), a Fundação Instituto Marques da Silva e a Dafne Editora apresentam o livro de Domingos Tavares, 'Transformações na Arquitectura Portuense - O caso António da Silva'.

A sessão vai ter lugar na Casa-Atelier José Marques da Silva (Praça Marquês de Pombal 44), às 18h30, do dia 13 de Dezembro, e vai contar com a presença do autor e de Raimundo Mendes da Silva.

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

António da Silva foi projectista da transição para o século XX que realizou as casas de um dos grupos mais dinâmicos da estrutura comercial do Porto. A sua obra reflecte a ânsia de representação pública de uma nova burguesia culta, liberal e progressista que procurava na moda europeia a imagem da afirmação e da mudança. Ao associar o palacete romântico ao chalé importado, fixou pormenores da linguagem clássica numa renovada sintaxe arquitectónica, transformando também a cidade. Este livro explora essas lógicas subjacentes ao impulso colectivo de progresso, perseguindo no Porto os processos de criação da cidade moderna. O progressivo deslocamento da tradicional casa burguesa para periferias socialmente mais consideradas corporizou uma nova dimensão urbana e permite compreender a arquitectura como motor da configuração dos espaços onde se desenrola a vida, quer no plano da individualidade das famílias, quer na criação da imagem colectiva da cidade.

Domingos Tavares (Ovar, 1939) é arquitecto e Professor Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, investigador no Grupo Atlas da Casa no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. Com a Dafne Editora publicou Francisco Farinhas Realismo Moderno (2007), Casas de Brasileiro e Palacete Marques Gomes (2015) e António Correia da Silva,arquitecto Municipal (2016).

fims.up.pt
dafne.pt

Poster
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas