Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Inscrições encerradas Open International Workshop II entre margens: (e)vocação dos limites do Douro

Notícias

Inscrições encerradas Open International Workshop II 'entre margens: (e)vocação dos limites do Douro'

14 a 17 Novembro de 2017, FAUP

O presente workshop tem como objetivo reflectir sobre o diálogo entre arte e arquitectura num contexto histórico consolidado com significado específico na paisagem urbana, interpretando as noções tempo e lugar – a(s) identidade(s) do lugar e seu(s) significado(s) no tempo - como principais condutores do projecto. A (re)leitura da paisagem natural motivada pela inclusão de uma nova estrutura arquitetónica entre as margens do rio douro, abordará a condição de estranhamento como uma noção arquitetónica na interpretação do património edificado e paisagístico das frentes do rio Douro, valorizando um dialogo singular entre as duas cidades: Porto e V.N. de Gaia.

O workshop é organizado em ambiente de atelier, com grupos supervisionados por Helder Casal Ribeiro e Cristina Pallini (POLIMI) com a assistência de Hosein Roasaei, doutorando em Arquitetura no Politécnico de Milão (POLIMI). A sessão de crítica final terá a participação do Prof Mário Mesquita (FAUP).
O cronograma do workshop, com um total de 40 horas, organiza-se diariamente a partir de noções chave - observar, formular, representar e comunicar – associadas a uma série de palestras temáticas que visam reforçar a procura de um princípio arquitectónico provocador assente numa metodologia de projeto rigorosa e coerente.

Programa
O programa detalhado será elaborado por cada grupo informado pelo sentido de tempo e lugar subjacente ao rio Douro, expressando uma leitura informada que interpreta a sua atual condição remetendo para sua identidade patrimonial e suas futuras inspirações culturais e simbólicas.

As premissas programáticas consistem em uma estrutura arquitetónica com dois espaços complementares com ambientes distintos abertos a eventos culturais diversificados ou simples abrigo comunitário, interpretando o carácter da frente fluvial. A nova estrutura arquitetónica poderá ser um elemento flutuante ou um porto seguro, que promove uma promenade fluvial associada a um quotidiano interurbano de qualidade.

• palestras
- time vs place within art and architecture
- effects of estrangements: dramatizing the perception of familiar spaces
- simple expression of complex thought

O workshop é organizado no âmbito do projecto de investigação Diálogos e Afinidades – práticas de projecto: desenho e escrita, integrado no CEAU – FAUP no grupo AdC - Identidade e Transferência, com a coordenação de Helder Casal Ribeiro em associação com Cristina Pallini, ABC-PhD (PhD Program. Department of Architecture, Built Environment and Construction Engineering), Politecnico di Milano.

Inscrição e participação: sem encargos
Língua principal de trabalho: inglês

Inscrição: enviar email para hribeiro@arq.up.pt com nome / faculdade / curso e ano
(date limite 6 de Novembro)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-24 às 16:30:14