Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conversa/Palestra Live Transmission com Morgan OHara

Notícias

Conversa/Palestra 'Live Transmission' com Morgan O'Hara

12 de Outubro de 2017 (Quinta-feira), 18h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

Morgan O'Hara vai estar na FAUP no dia 12 de Outubro, Quinta-feira, às 18h00, para a Conversa/Palestra 'Live Transmission'. A sessão vai decorrer no Auditório Fernando Távora.

A investigação artística de Morgan O’Hara, culturalmente enraizada na prática do desenho como ação humana fundamental, prolonga o legado do desenho do natural como prática determinada pelo seu continuum histórico. Requer presença, conexão, observação direta e transmissão ao vivo. Com este trabalho, a artista transcende “oposições” arbitrárias entre arte abstrata e figurativa, entre expressão puramente gestual e intenção documental, resultando numa obra narrativa que não é figurativa.

“O método que desenvolvi requer observação próxima e desenho em tempo real com múltiplos lápis afiados em ambas as mãos. Os meus desenhos performativos mapeiam, em tempo real, o movimento vital de seres vivos, transcendendo figuração e abstração, realizando uma tradução neural direta de uma ação humana para outra. À medida que uma ação decorre, desenho-a em simultâneo com as duas mãos e vários lápis afiados, condensando o movimento em acumulações de linhas de grafite que combinam o refinamento controlado do desenho clássico com a sensualidade do gesto espontâneo. As coordenadas espacio-temporais de cada desenho são registadas com precisão, contextualizando cada atividade num continuum e lugar geográfico específico”

Morgan O'Hara
Morgan O'Hara nasceu em Los Angeles, cresceu no Japão, e obteve o seu mestrado em artes na California State University em Los Angeles. Teve a sua primeira exposição individual no Musée Cantonal des Beaux Arts de Lausanne, na Suíça, em 1978. Começou a trabalhar em festivais internacionais de arte, tendo realizado, em 1989, os seus primeiros desenhos de parede (site specifc) no espaço De Fabriek em Eindhoven, Holanda. Nesse mesmo ano, iniciou a prática da arte marcial japonesa, aikido. Leccionou nos cursos de mestrado em desenho e psicologia da criatividade em diversas academias de arte dos EUA, Europa e Ásia. Participou em muitas residências internacionais, incluindo duas sessões na MacDowell Colony, em New Hampshire. Obteve bolsas da Fundação Pollock-Krasner, da Fundação Gottleib, da Fundação Leão Levy, da David e Rosamond Putnam Fund e da Fundação Milton e Sally Avery. O seu trabalho faz parte de coleções permanentes de muitas instituições, incluindo: Arkansas Art Center, Little Rock, Arkansas; Galeria Nacional Checa, Praga; Hammer Museum, Los Angeles, Califórnia; Hood Museum of Art - Dartmouth College, New Hampshire; Museu Janacek, Brno, República Tcheca; Museu de Arte de Macau, Macau, China; Galeria Morava, Brno, República Tcheca; Galeria Nacional de Arte, Washington, D.C .; Olomouc Museum of Art, República Tcheca; Stedelijk Museum, Amsterdam; Vrie Universiteit OZW, Amsterdão, Holanda; Galeria Wannieck, Brno, República Checa; Galeria Weatherspoon, Greensboro, Carolina do Norte. Os seus desenhos de parede (site specifc) podem ser vistos no Museu de Arte de Macau, China; na Academia Canadense Kobe, Japão, e no Edifício OZW da Universidade Livre, Amsterdão, Holanda. Viveu em Itália por 21 anos. O'Hara é membro da Elizabeth Foundation desde 2010.  
www.morganohara.com

Entrada livre (sujeita à lotação da sala). 
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).

Organização: Paulo L. Almeida (I2ADS) e Vitor Silva (FAUP).

Morgan O'Hara
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-19 às 06:09:29