Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Ciclo de Conferências Território(s) da Arquitectura Portuguesa - imaterialidade e circunstância(s)

Notícias

Ciclo de Conferências ' Território(s) da Arquitectura Portuguesa - imaterialidade e circunstância(s)'

11, 18 e 25 de Outubro e 8 de Novembro de 2017, Auditório Fernando Távora - FAUP

O ciclo de conferências 'Território(s) da Arquitectura Portuguesa – imaterialidade e circunstância(s)' é uma organização da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), através do CEAU, e decorrerá entre 11 de Outubro e 8 de Novembro de 2017. Serão oradores os arquitectos Manuel Aires Mateus, Paulo David, Sami Arquitectos - Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, e João Luís Carrilho da Graça. As conferências terão lugar no Auditório Fernando Távora e realizar-se-ão à quarta-feira, com início às 17h00.

O ciclo de conferências elegerá como tema-chave o "(…) diálogo entre a vocação de essencialidade e as condições concretas do lugar e da vida"*
*Emílio Tuñon in El Croquis, nº 186, p. 8.

Segundo essa condição de base, que se crê coincidente com o pensamento e a prática profissional dos oradores convidados, procurar-se-á suscitar um diálogo – ou diálogos, a várias vozes – a partir de um entendimento da Arquitectura que, subtil ou directamente e na sua matéria primordial, se compõe em três eixos fundadores: incorpora a permanência do tempo, da história e da tradição, bem como o potencial do território - consubstanciado em si mesmo (pelo que é) ou na sua vocação (intuída) para a transformação do lugar - enquanto matriz potenciadora das ideias e do espaço; enfatiza a dimensão sensorial, como dispositivo indissociável de uma Arquitectura que só com a experiência vivida se completa ou ganha pleno significado; busca o desejo de essencialidade e a exploração da vocação abstracta do espaço e da forma. Propõe-se, pois, como o título deste ciclo sugere, um percurso entre a imaterialidade e a circunstância.

Datas:

Manuel Aires Mateus. 11 de Outubro
Paulo David. 18 de Outubro
Sami Arquitectos, Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira. 25 de Outubro
João Luís Carrilho da Graça. 8 de Novembro

Este ciclo de conferências é uma iniciativa conjunta dos grupos de investigação - Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Morfologias e Dinâmicas do Território - linha de investigação Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação, DiPDArq (CEAU-FAUP). São coordenadores José Cabral Dias e Luís Viegas + Rui Américo Cardoso.

Manuel Aires Mateus 

Paulo David

Sami
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-19 às 06:11:09