Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Antigos estudantes da FAUP vencem concurso internacional na Finlândia

Notícias

Antigos estudantes da FAUP vencem concurso internacional na Finlândia

Foram submetidas 49 propostas ao Concurso que decorreu entre 16 de Janeiro e 28 de Abril de 2017.

O escritório de arquitectura português MASS Lab, constituído pelos arquitectos Diogo Rocha, Lourenço Rodrigues e Duarte Fontes, e ainda por Petra Simões e Petros Terra (estagiário), formados pela FAUP, em parceria com o escritório sueco Mandaworks foi vencedor do concurso internacional 'Aviapolis Urban Blocks', organizado pela cidade de Vantaa, Finlândia.

O júri premiou a proposta 'Where the World Meets Finland' com um primeiro prémio partilhado. O objectivo do concurso era o desenho de um plano urbano para uma área com cerca de 240 000 m2, próxima de Helsínquia.

De acordo com fonte dos Mass Lab, "com a existência do maior aeroporto da Finlândia em Aviapolis, este lugar funciona como uma espécie de ponto de comunicação do país com o mundo. O aeroporto introduz em Aviapolis a possibilidade para uma troca cultural rica enquanto viabiliza a mistura da vida local com um fluxo global. No entanto, Aviapolis enfrenta as consequências da introdução desta riqueza cultural, com o seu ambiente local intensamente degradado, resultado do desperdício de lixo gerado pelo trânsito aéreo".

A proposta da MASS Lab + Mandaworks para a primeira fase de desenvolvimento de Aviapolis "incrementa o potencial da área para gerar trocas culturais e de formas de viver. Simultaneamente, promove desafios ambientais através de inovadores sistemas colectivos e circulares. No lugar de “Where the world meets Finland” um vibrante e resiliente novo distrito irá crescer".

O Júri do Concurso foi presidido por Hannu Penttilä (Vice-Presidente da Cidade de Vantaa), Tarja Laine (Director de Urbanismo da Cidade de Vantaa), Arja Lukin (Directora de Projectos/Cidade de Vantaa), Harri Isoviita (Direcção da Divisão/YIT), Esa Turkka (Direcção da Divisão de Negócio/YIT), Ritva Rantanen (Responsável pelo Departamento de Imobiliário), Valion Eläkekassa, nomeada po  Kiinteistö Oy Vantaan Paavontalo, L-House Oy e DBC Systems Oy, Johan Pfeifer (arquitecto, Arkkitehtiateljee Johan Pfeifer Oy) nomeado pela Finnish Association of Architects (SAFA), Karolina Keyzer (arquitecta), e Tuomo Hahl, (arquitecto SAFA).

A MASS Lab, fundado em 2014, é um escritório de Arquitetura constituído pelos arquitetos Diogo Rocha, Lourenço Rodrigues e Duarte Fontes, formados pela Faculdade de Arquitetura do Porto, após experiências pessoais no Brasil, na Dinamarca, em França e na Holanda e nos escritórios Aflalo&Gasperini, BIG, Kengo Kuma e OMA.
Os doze arquitetos (a tempo inteiro) e o “business developer” deste coletivo, trabalham em projetos de várias escalas, desde o planeamento urbano ao desenho de mobiliário.
Além das “encomendas diretas” a MASS Lab dedica-se, especialmente, à participação em concursos internacionais, no âmbito da qual, recentemente, foi, entre os quatro finalistas do Nordic Built Cities Challenge (para a construção de 120 casas nas Ilhas Faroé), classificado em segundo lugar na decisão final.
www.masslab.pt

+ info
www.vantaa.fi

Aviapolis Urban Blocks ‘Where the world meets Finland’ View of social pocket. Mandaworks and MASSLAB.
Aviapolis Urban Blocks ‘Where the world meets Finland’ View of social pocket. Mandaworks and MASSLAB.

Aviapolis Urban Blocks ‘Where the world meets Finland’ Birdseye. Mandaworks and MASSLAB.
Aviapolis Urban Blocks ‘Where the world meets Finland’ Birdseye. Mandaworks and MASSLAB.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-24 às 09:39:14