Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Docentes da FAUP com obras finalistas na 3ª Edição do BIGMAT17 International Architecture Award

Os vencedores vão ser conhecidos no dia 24 de Novembro em Florença.

Foram seleccionados pelo Júri 87 projectos para a 3ª Edição do BIGMAT´17 International Architecture Award, dos sete países europeus participantes (regiões da Valónia e Bruxelas-Capital na Bélgica, República Checa, Eslováquia, França, Itália, Portugal e Espanha).

Entre os finalistas, destacam-se os projectos dos docentes da FAUP para o Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, o projecto do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde - I3S, no Porto, de João Pedro Serôdio (Serôdio Furtado & Associados), na categoria 'arquitectura' e, ainda, o projecto para o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas da autoria de Francisco Vieira de Campos, Professor Convidado da FAUP e do Consórcio Menos é Mais Arquitectos - Francisco Vieira de Campos, Cristina Guedes - e João Mendes Ribeiro, na categoria 'reabilitação'.

Ao todo, foram seleccionados 15 projectos portugueses nas várias categorias, e entre os finalistas contam-se vários antigos estudantes da FAUP como Pedro Cavaco Leitão que integra o colectivo Moradavaga, nomeado na categoria de 'arquitectura efémera' com a peça Sunwheel, João Mendes Ribeiro e Cristina Guedes que em conujunto com Francisco Vieira de Campos são autores do Arquipélago, nos Açores.

A lista de finalistas portugueses inclui ainda os ateliers de arquitectura Bak Gordon Arquitectos, Aires Mateus & Associados, Pedro Maurício Borges, Pedro Matos Gameiro, Extrastudio, Atelier João Quintela Tim Simon, 10dedosvalentes, Branco-Del Rio, Arquitectos

Esta edição vai contar com a atribuição de um Prémio do Público que poderá votar no seu projecto favorito até ao dia 24 de Outubro de 2017. Este prémio, criado nesta edição do BigMat’17 International Architecture Award, é o único prémio concedido pelo público e não pelo Júri.

O júri é presidido por Jesús Aparicio e composto por Xaveer De Geyter (Bélgica), Henrieta Moravčíková (República Checa + Eslováquia), Marc Barani (França), Francesco Isidori (Itália), Paulo David (Portugal + Espanha), e o Secretário do Prémio Jesús Donaire.

Os vencedores vão ser anunciados na cerimónia de entrega dos prémios BigMat’17 International Architecture Award, que vai ter lugar no dia 24 de Novembro, em Florença.

architectureaward.bigmat.com

Abade Pedrosa Municipal Museum In . Santo Tirso . Souto Moura e Álvaro Siza . 2016 . Santo Tirso
Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura © Luís Ferreira Alves

I3s - Institute Of Health Research And Investigation - University Of Porto . Serôdio Furtado & Associados, Arquitectos Lda. 2016 . Porto