FAUP
Você está em: Início > Notícias > Chamada à participação: DÉDALO 2017: PROCESSOS DE CRIATIVIDADE. sujeito - disciplina - circunstância

Prazo de envio de propostas: 11 de Setembro de 2017

Convidam-se todos os interessados a enviarem o seu contributo para a revista DÉDALO 2017, com lançamento previsto para o último trimestre deste ano.

A DÉDALO, publicação dos estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), dirige o convite à participação a todos os que se debatem com as questões próprias da criatividade e da prática artística. Pretende-se promover uma discussão rica e interdisciplinar que possa extravasar o universo académico de estudantes, ex-estudantes, investigadores e professores de arquitectura.

A DÉDALO 2017 aceitará contributos de vários registos e formatos: texto, texto e imagem, ensaio (foto)gráfico,… No caso dos contributos escritos, o texto não deverá exceder os 5.000 caracteres, sem espaços. Em relação às peças gráficas, pede-se que a exposição não ultrapasse quatro páginas em formato A5. A revista será impressa a preto e branco.

Os contributos a integrar a publicação serão seleccionados em função da relevância e aproximação ao tema:

PROCESSOS DE CRIATIVIDADE
sujeito — disciplina — circunstância

Contributos até 11 de Setembro
dedalo2017@gmail.com
[evento Facebook]

Sobre a Revista Dédalo 2017
PROCESSOS DE CRIATIVIDADE sujeito - disciplina - circunstância
O projecto da Dédalo 2017 pretende promover uma discussão sobre processos de criatividade, com enfoque particular na condição artística da arquitectura. Perante a pluralidade de processos reconhecidos como criativos, e de modo a estruturar a abordagem, propõe-se como ponto de partida uma escala de reflexão formada por três eixos: sujeito, disciplina, circunstância.
Entenda-se, então, por processo criativo uma sucessão de pensamentos e acções praticados por um sujeito, apoiando-se num conjunto de conhecimentos – disciplinares ou não –, e confrontando-se com uma determinada circunstância, resultando na criação de um objecto, situação ou ideia. A diversidade nos processos gera-se a partir de distintas relações, ou formas de participação, entre sujeito-disciplina-circunstância. Reconhece-se que podem ser processos complexos e contraditórios, movendo-se entre racionalidade e intuição, perturbados por erros e imprevistos, e permeáveis ao acaso e ao aleatório.
Em suma, pretende-se investigar o posicionamento do sujeito, a influência da disciplina e a preponderância das circunstâncias no processo criativo. Quer-se um debate próximo dos alunos e das suas práticas durante a aprendizagem. É um convite aberto à discussão participada por todos, com lugar para contributos de natureza teórica e prática, vindos dos vários campos disciplinares que se debatem com as questões próprias dos processos de criatividade.

Revista Dédalo
A Dédalo é uma publicação e promotora cultural dos estudantes da FAUP, departamento autónomo da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A Dédalo 2017 é apoiada institucionalmente pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

facebook.com/revistadedalo
dedalo2017@gmail.com

Flyer Dédalo 2017
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas