FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência por Luciano Costa: A fotografia como investigação do espaço urbano e arquitetônico

Conferência por Luciano Costa: 'A fotografia como investigação do espaço urbano e arquitetônico'

12 de Julho de 2017 (Quarta-feira), 15h00, Sala do Janelão - FAUP

O Professor Luciano Costa, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), vai apresentar no dia 12 de Julho (Quarta-feira), às 15h00, na FAUP (Sala do Janelão), a conferência 'A fotografia como investigação do espaço urbano e arquitetônico'.

Sobre a conferência
A fotografia como investigação e reflexão implica entendê-la capaz de fazer aflorar sentidos não percebidos em embate crítico e sensível com as configurações espaciais contemporâneas. Para isso, sua prática deve mostrar-se associada à historicidade que a circunda, aberta a experimentação de linguagem, podendo ser exercida como imersão no espaço urbano ou estratégia de investigação de processos em curso. Tendo como eixo tal proposição, o professor Luciano B Costa (IAU-USP – Brasil) apresenta trabalhos fotográficos autorais e em grupo, que refletem sobre relações espaciais contemporâneas e processos de ocupação e transformação da paisagem em cidades brasileiras.

Luciano Costa
Luciano Costa é fotógrafo, doutor pela FAU-USP, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), pesquisador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-IAU/USP). Dedica-se à fotografia urbana e seus processos de transformação, resignificação e ocupação. Em seu doutorado discutiu a relação entre fotografia e a metrópole a partir da noção de imagem dialética em Walter Benjamin. Entre seus trabalhos estão: investigações fotográficas realizadas em grupo referentes à habitação social e a espacialidades contemporâneas e trabalhos autorais como "Espessuras do olhar“ (2010) em que trata da simultaneidade da percepção nas grandes cidades; “Estados de Paisagem” (2014) em que explora as formas de ocupação periférica em cidades brasileiras.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Poster
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-23 às 08:58:05