Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição Delfim Amorim em casa

Exposição 'Delfim Amorim em casa'

2 de Abril a 31 de maio de 2017, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, recebe até 31 de Maio a Exposição 'Delfim Amorim em casa', comissariada pelos arquitectos Luiz Amorim e José Ribeiro, e que assinala o centenário do nascimento [1917-2017] do arquitecto Delfim Amorim.

A exposição 'Delfim Amorim em casa' inaugura o ano comemorativo do centenário do seu nascimento e é fruto do esforço conjunto da Câmara Municipal Póvoa de Varzim/Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba.

"É organizada segundo uma narrativa expositiva que associa o seu pensamento arquitetónico aos seus projetos destinados à moradia – individual e coletiva. Trata, portanto, das casas de Amorim em sua casa, a Póvoa de Varzim, mas contempla obras relevantes projetadas para Guimarães, Vila do Conde e Porto, algumas delas ainda desconhecidas dos estudiosos da arquitetura moderna em Portugal. As obras realizadas em território brasileiro permitem uma reflexão sobre a permanência da forma de pensar e de fazer ao longo da sua curta, mas profícua, carreira".

O arquiteto Delfim Fernandes Amorim nasceu em Portugal, na freguesia de Amorim, concelho da Póvoa de Varzim, em 2 de abril de 1917. Estudou na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde obteve o título de arquiteto em 1947 e foi professor assistente entre 1950 e 1951.

O Concurso para Obtenção de Diploma de Arquiteto (CODA) do Arquitecto Delfim Amorim, intilulado 'A minha casa', encontra-se depositado e conservado no Centro de Documentação da FAUP. O documento está disponível para consulta de acesso livre no Repositório Temático | Arquivo Digital da U.Porto.

Nesta plataforma é possível consultar toda a documentação relativa à série informacional CODA/Concurso para a Obtenção do Diploma de Arquitecto (1935-1979 e 1983), num total de 369 processos, originalmente em suporte analógico, do Sistema de Informação EBAP/ESBAP/Curso de Arquitectura, do Centro de Documentação da FAUP.

www.cm-pvarzim.pt

Delfim Amorim
Fotografia do Arquitecto Delfim Amorim, DR.
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-19 às 00:53:29