FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência e Debate com Pierre Chabard: Fazer menos com menos

Conferência e Debate com Pierre Chabard: 'Fazer menos com menos'

5 de Abril de 2017 (Quarta-feira), 18h30, Sala Plana - FAUP

Pierre Chabard, arquitecto, editor da revista de crítica arquitectónica criticat, professor de História na ENSA Paris-La Villette, vai apresentar na FAUP a conferência 'Fazer menos com menos'. A sessão será seguida de debate com a participação de Pedro Bismarck (revista punkto) e moderação de Edgar Brito.

A conferência-debate decorre a 5 de Abril (Quarta-feira), às 18h30, na Sala Plana - FAUP.

A sessão será proferida em inglês, sem tradução.
Entrada livre (sujeita à lotação da sala).

Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).

Sobre a conferência:
Integrado na edição nº17 da revista Criticat, o artigo de Pierre Chabard é o resultado de um debate que ocorreu num fim de semana em Familistère de Guise, dedicado ao tema 'Fazer menos com menos: arquitectura de crise'. Este encontro contou com a presença dos arquitectos Julien Beller, Pierre Bernard, Aziza Chaouni, Lionel Devlieger, Kersten Geers, Jean-Christophe Grosso e Jeremy Till.

Neste artigo, Chabard refere o clima culpabilizante que se instaurou desde a última crise económica e as campanhas de austeridade orçamental e o modo como estas foram traduzidas em estéticas da pobreza, ascetismos formais e outras éticas da modéstia. Pier Vittorio Aureli, autor em 2013, de “Less is enough”, é a personagem central neste debate entre reacção e eclosão de novos fundamentalismos arquitectónicos.

Complementarmente, foi compilada uma antologia de textos recentes, sobre os “Altos e baixos do minimalismo”, com a contribuição de Willem Jan Neutelings (2007), Reinier de Graaf & Rem Koolhaas (2009), Pier Vittorio Aureli, Kersten Geers et al. (2012), Kersten Geers (2012), Pier Vittorio Aureli (2013), San Rocco (2014)."

'Utilitas, firmitas, austeritas', Pierre Chabard
www.revistapunkto.com

Organização:
Edgar Brito
Nuno Reis Pereira

Eventos relacionados:
Mesa Redonda 'Práticas Editoriais' com Pierre Chabard

Poster
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-05-01 às 07:16:14