Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Várias obras de Docentes da FAUP nomeadas para o Prémio Mies van der Rohe 2017

Notícias

Várias obras de Docentes da FAUP nomeadas para o Prémio Mies van der Rohe 2017

Para o Prémio Mies van der Rohe 2017 estão nomeados 356 projectos de 26 países, sendo 13 portugueses.

A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram os 356 projectos nomeados para a edição 2017 do Prémio Europeu Mies van der Rohe 2017. 

Entre os 13 projectos portugueses escolhidos, três são da autoria de Docentes da FAUP: o projecto do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde - I3S, no Porto, de João Pedro Serôdio (Serôdio Furtado & Associados), o Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, também de Álvaro Siza.

Estão ainda nomeados a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo (Inês Lobo Arquitectos), o MAAT, em Lisboa (Ateliê britânico AL_A - Amanda Levete), Casas de Campo no Trebilhadouro, Vale de Cambra (André Eduardo Tavares Arquitecto), o Camping de Abrantes (Ateliê Rua), Centro Social e Cultural Costa Nova, na Gafanha da Encarnação (ARX Portugal Arquitectos), Mercado Municipal de Abrantes (ARX Portugal Arquitectos).

Completam esta lista de projectos portugueses o Solar da Porta dos Figos, em Lamego (Nória - Consultores de Engenharia SA), a Casa em Oeiras (Pedro Domingos Arquitectos), a Sede da EDP em Lisboa (Aires Mateus) e a Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras (Célia Gomes + Pedro Machado Costa).

A lista de 356 nomeados vai ser reduzida a 40 projectos no início de 2017, com o vencedor a ser anunciado em Abril. A par do Prémio principal, a Fundação Mies van der Rohe vai, uma vez mais, atribuir uma menção especial para arquitectos emergentes, no valor de 20 mil euros.

Instituído em 1988, o Prémio Mies van der Rohe foi atribuído na sua primeira edição ao arquitecto Álvaro Siza, com o edifício para o antigo Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.

+ info
miesbcn.com

Notícias relacionadas:
Docentes da FAUP na shortlist para o Prémio Mies Van der Rohe (2015)
Docentes da FAUP nomeados para o Prémio Mies Van der Rohe (2014) 

Projecto do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde - I3S
Projecto do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde - I3S, no Porto, de João Pedro Serôdio (Serôdio Furtado & Associados) © Luís Ferreira Alves

Museu Municipal Abade Pedrosa
Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura © Luís Ferreira Alves

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso 
Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, de Álvaro Siza © Fernando Guerra
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-12 às 23:52:36