FAUP
Você está em: Início > Notícias > Lançamento do livro Correia da Silva : Arquitecto Municipal de Domingos Tavares

Lançamento do livro 'Correia da Silva : Arquitecto Municipal' de Domingos Tavares

8 de Novembro de 2016, 21:30, Cinema Passos Manuel - Porto

No próximo dia 8 de Novembro, Terça-feira, às 21:30, no Cinema Passos Manuel, realiza-se o lançamento do livro 'Correia da Silva : Arquitecto Municipal' de Domingos Tavares .

A sessão irá contar com uma apresentação de Domingos Tavares sobre a vida e obra de Correia da Silva, "procurando perceber por que razão, passados os anos da afirmação revolucionária da República, o artista se deixou apagar em tempo de avanço das correntes modernas".

Este livro foi co-editado pela Dafne Editora e o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da  Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

'Correia da Silva : Arquitecto Municipal'
"Homem discreto, de comportamento sereno e seguras convicções, António Correia da Silva foi um típico portuense, criador de arquitecturas emblemáticas da cidade. A sua acção profissional nunca foi devidamente valorizada. Como excepção, ninguém contesta o significado da afirmação municipalista do edifício dos Paços do Concelho, no remate da Avenida dos Aliados, ou a importância do Mercado do Bolhão como dinamizador da vida cívica promovida pela burguesia liberal da Primeira República. O discurso crítico acerca dos seus trabalhos sempre revelou alguma desconfiança relativamente aos pressupostos programáticos daquelas arquitecturas, esquecendo a coerência conceptual que lhes esteve na origem. E quanto a outros trabalhos menos centrais, como o Matadouro de São Roque da Lameira ou a garagem dos Bombeiros Municipais da Foz do Douro, têm sido esquecidos enquanto marca de uma época. Mas Correia da Silva não desapareceu da narrativa da arquitectura portuense, porque aquelas duas obras emblemáticas tocaram desde cedo o coração do povo, que as tomou como marca identitária do centro cívico."

Domingos Tavares (Ovar, 1939)
Arquitecto e Professor Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde ensinou desde 1985 a disciplina que deu origem às Sebentas de História da Arquitectura Moderna publicadas pela Dafne Editora. Autor dos livros Da Rua Formosa à Firmeza (Faup, 1985), Francisco Farinhas Realismo Moderno (Dafne, 2007) e Casas de Brasileiro (Dafne, 2015).

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Programa sujeita a alteração, sem aviso prévio.

dafne.pt

Capa

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-03-28 às 12:59:42