FAUP
Você está em: Início > Notícias > Lançamento do livro Piscina na Praia de Leça, que inclui a curta- metragem Sizígia de Luís Urbano

22 de Setembro de 2016, 18:00, Piscina das Marés - Leça da Palmeira

A editora A+A Books apresentará o segundo livro da sua colecção Single no dia 22 de Setembro de 2016, às 18:00, na Piscina das Marés, Leça da Palmeira, com a presença do arquitecto Álvaro Siza.

A publicação, onde se inclui o DVD de Sizígia da autoria de Luís Urbano, Professor da FAUP e Investigador do CEAU-FAUP, apresenta desenhos, fotografias e textos de Álvaro Siza, Pedro Vieira de Almeida, Michel Toussaint, João Gomes da Silva, bem como um ensaio fotográfico de Nuno Cera e testemunhos de Diogo Seixas Lopes e Manuel Aires Mateus.

Sizígia foi a primeira de uma série de curtas metragens realizadas no âmbito do projecto de investigação Ruptura Silenciosa da FAUP e foi o único filme português a receber o Prémio Especial do Júri no Festival de Clermont-Ferrand, França, um dos mais importantes festivais de cinema de curta-metragem do mundo. Recebeu ainda o Prémio de Melhor Curta-metragem de Ficção no Arquitectura Film Festival Santiago, Chile; o Prémio Especial do Júri do Corto Acquario Festival Internazionale Cortometraggi, Itália e o Prémio de Melhor Filme (Abril 2013) no Shortcutz Porto. Sizígia fez parte da selecção oficial de numerosos festivais de cinema nacionais e internacionais, tendo esse reconhecimento crítico originado múltiplas referências na imprensa escrita, rádio e televisão.

O #01 da coleção Single, dedicado ao Bloco das Águas Livres, da autoria dos Arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral foi lançado em 2014 e incluía o filme Como se Desenha uma Casa, com realização de Luis Urbano e produção da JackBackPack. O livro foi nomeado para diversos prémios e foi uma das publicações seleccionadas para o catálogo da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014, estando em fim de 1ª edição.

www.arquitectos.pt

Piscina das Marés