FAUP
Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FAUP vencem Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP 2016

O projecto vencedor intitula-se 'A terceira água' da autoria de Flora di Martino, Pedro Costa, Rita Martins e Saule Grybenaite, estudantes da FAUP.

O projecto 'A terceira água - Revelando a Paisagem' da autoria de Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite, estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), e orientado pelos Professores Rui Mealha, Luís Pedro Silva, Nuno Travasso e Teresa Calix, venceu a edição 2016 do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP.

Sobre 'A terceira água', o Júri destaca que se trata de "uma proposta surpreendente, capaz de elevar a forma de discussão e debate das principais questões territoriais. A consideração da água como recurso permite à proposta desvincular-se das circunstâncias e limitações do terreno, propondo através dessa estratégia uma visão integradora no tempo e no espaço. As múltiplas escalas de intervenção são integradas, expondo uma metodologia capaz de associar uma ideia de paisagem à resolução objectiva de problemas de projecto".

O Júri sublinha que se trata de "uma proposta que expande o campo de actuação da profissão e, com isso, demonstra também a vitalidade da cultura arquitectónica e sua capacidade de responder aos desafios do presente".

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos projectos 'De Encontro ao Mar' (da autoria de Carolina Dias e Cristina Silva, da Escola de Artes, Universidade de Évora) e 'Atlas de Sines' (da autoria de Anna Vlla, Beatriz Morgado, Constança Lino, João Costa, Luca Salermo, Marco Meggiato, Marina Vismara, Paulo César e Vera Cunha, da Universidade Autónoma de Lisboa).

A 4ª edição do Concurso, com curadoria de Marta Labastida e Rui Mendes, lançou um exercício de reflexão a 18 escolas de arquitectura de norte a sul do país tendo o território de Sines como ponto de partida. Ao todo, foram apresentados 56 trabalhos a concurso.

O Júri foi constituído por André Tavares (Curador geral, com Diogo Seixas Lopes, da 4.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa), José Carlos Varela Lima (Arquitecto em representação da Administração do Porto de Sines), Marta Labastida (Comissária do Concurso Universidades), Nuno Mascarenhas (Presidente da Câmara Municipal de Sines), Paulo David (Arquitecto convidado em representação da Trienal de Lisboa e do Millennium bcp), Ricardo Pereira (Arquitecto em representação da Câmara Municipal de Sines) e Rui Mendes (Comissário do Concurso Universidades).

Este concurso dará origem a uma das exposições nucleares do programa The Form of Form, intitulada 'Sines: Logística à Beira-Mar' que mostrará, para além do trabalho premiado, também a proposta 'Articular Dinâmicas - Sistemas relacionais de análise e intervenção' dos estudantes da FAUP Alexandra Salgado, António Ventura, Daniel Ferreira, Filipa Russel Alves, Jorge Alves, orientada pelos Professores Nuno Travasso, Teresa Calix, Luís Pedro Silva, Rui Mealha. A exposição 'Sines: Logística à Beira-Mar' vai apresentar uma selecção de 20 propostas das 56 candidatas à edição deste ano do Concurso.

Sob o título 'The Form of Form', a próxima edição da Trienal de Lisboa conta com a curadoria de André Tavares e Diogo Seixas Lopes e acontece de 5 de Outubro a 11 de Dezembro de 2016. Recorde-se que a Exposição 'A Forma da Forma', mostra central da edição 2016 da Trienal de Arquitectura de Lisboa, vai contar com projeto expositivo da autoria dos arquitetos Nuno Brandão Costa (Brandão Costa Arquitectos), Professor Auxiliar da FAUP, Kersten Geers (BE | Office KGDVS) e Mark Lee (US | Johnston Marklee).

www.trienaldelisboa.com

A teceira Água
O projecto vencedor desta edição do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP da autoria de Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite, estudantes da FAUP.
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-17 às 15:54:47