Você está em: Início > Notícias > dois dias e meio: Workshop de Desenho + Exposição + Festa nos jardins

'dois dias e meio': Workshop de Desenho + Exposição + Festa nos jardins

Workshop: 14 e 15 de Julho de 2016, vários locais da cidade do Porto + FAUP | Festa: 15 de Julho 22h00, Jardins da Casa Cor de Rosa | Exposição: 16 de Julho a 8 de Setembro 2016, Livraria Circo de Ideias - Porto

Poster

Apresentação da proposta ‘dois dias e meio’

A proposta ‘dois dias e meio’ insere-se no projecto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’, promovido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH). Este projecto conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Com o intuito de aumentar o campo de actuação ao redor da investigação do Desenho, a proposta ‘dois dias e meio’  insere-se num conjunto de iniciativas satélite que o projecto ‘A Colecção de Desenhos. Escola de Arquitectura do Porto’ tem vindo a desenvolver desde o início de 2016. Com ‘dois dias e meio’, pretende-se lançar um conjunto de atividades práticas de Desenho que permitam interrogar as suas propriedades como instrumento de interpelação e representação do espaço urbano ou arquitectónico, capazes de questionar e enquadrar os processos de ensino e de investigação sobre o desenho à luz dos protagonistas e das diferentes escolas nacionais e internacionais.

Workshop de desenho + exposição + festa nos jardins
A primeira acção da proposta ‘dois dias e meio’ será um workshop de desenho com a duração de dois dias (14 e 15 de Julho de 2016), a ter lugar na FAUP e em vários locais da cidade do Porto. Este workshop constituirá simultaneamente um espaço de reflexão e de prática do Desenho. Durante 2 dias, artistas, arquitectos, professores e investigadores irão orientar o workshop de desenho que incluirá a realização de percursos pela cidade do Porto, onde serão produzidos desenhos capazes de expandir, desafiar e subverter as convencionais formas de representação. Ao longo do workshop será construída uma exposição dinâmica na Galeria da FAUP, que dará lugar a uma exposição final na Livraria Circo de Ideias. Os vários momentos do workshop serão registados em vídeo e projectados nos jardins da Casa Cor-de-Rosa (FAUP) na Sexta-feira à noite (15 de Julho). O material produzido circulará posteriormente, desdobrando-se num documentário em vídeo, em exposições e numa publicação.

Datas
Encontro-prévio: 13 de Julho de 2016 (quarta-feira) às 19:00, Casa Cor-de-Rosa - FAUP;
Workshop: 14 e 15 de Julho de 2016 (quinta + sexta-feira) entre as 6:00 às 24:00*, FAUP + outros locais da cidade do Porto
Festa Jardim: 15 de Julho 22h00, Jardins da Casa Cor de Rosa.
Exposição: 16 de Julho de 2016 (sábado) – montagem entre as 11:00 e as 16:00, inauguração às 17:00, Livraria Circo de Ideias. A mostra fica patente até 8 de Setembro, Terça/Sexta 10h/13h—14h30/19h, Sábado 15h/19h.

* o horário será definido e divulgado oportunamente

FAUP
Vários locais da cidade do Porto
Livraria Circo de Ideias

Orientadores
Carlos Machado e Moura, Jeanette Barnes, Rui Neto, Rydal Hanbury

Carlos Machado e Moura, Noémia Herdade Gomes, Rui Neto

Público alvo
Estudantes de Arquitectura e Artes Plásticas do ensino superior, arquitectos, artistas, professores, público em geral interessado no Desenho.

Inscrições encerradas: workshop de desenho
As inscrições encontram-se encerrados por se ter atingido o limite máximo de 15 participantes.

Apoios
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | Compete 2020 | Portugal 2020 | União Europeia (UE) - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional

Parcerias

Amora Brava_Portuguese Wines & Worldwide Flavors | Cátia Cunha PimentelCirco de Ideias | GSADesign | Halogéneo | Metro do Porto | Chocolataria Equador