Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Seminário Salvaguarda do património: Aprendendo com a internacionalização

Notícias

Seminário 'Salvaguarda do património: Aprendendo com a internacionalização'

8 de Julho de 2016 (Sexta-feira), 14:45-18:30, FAUP

Numa iniciativa conjunta do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) e do Instituto para a Sustentabilidade e a Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE), o seminário 'Salvaguarda do património: Aprendendo com a internacionalização' visa constituir um espaço de reflexão interdisciplinar, incidindo sobre a temática da salvaguarda do património e a arquitectura de terra em especial, numa perspectiva internacional resultante da própria actividade do CEAU e do ISISE e reforçada pela participação de proeminentes investigadoras do Getty Conservation Institute (GCI).

Programa:

14:45 - 15:00
Rui Fernandes Póvoas (CEAU-FAUP) e Paulo B. Lourenço (ISISE-UM)
Apresentação do Seminário

15:00 - 15:30
Susan Macdonald (Head of the GCI Field Projects)
‘Field projects from Getty Conservation Institute’

15:30 -16:00
Claudia Cancino (Senior Project Specialist)
‘Earthen architecture and GCI initiatives’

16:00 -16:30
Pilar Abreu Lima (CEAU)
‘A taipa na arquitectura contemporânea do Sudoeste dos EUA’

16:30 - 17:00
Coffee break

17:00-17:30
Paulo B. Lourenço (ISISE-UMinho)
‘Os sismos e o património arquitetónico: Ensinamentos do Peru’

17:30-18:00
Clara Pimenta do Vale (CEAU-FAUP)
‘Arquitectura de terra em Portugal: Desafios e oportunidades’

18:00-18:30
Organizadores e oradores
Discussão e encerramento


Inscrição:

Entrada livre sujeita a inscrição prévia até as 12:00 do dia 7 de Julho (inscrições encerradas).   

Organização:

Rui Fernandes Póvoas (CEAU-FAUP)
Paulo B. Lourenço (ISISE-UMinho)


Biografias:

Clara Pimenta do Vale é arquitecta pela FAUP, Mestre em Construção de Edifícios pela FEUP e doutorada em Arquitectura pela FAUP com a dissertação "Um alinhamento urbano na construção edificada do Porto - O Eixo da Boavista (1927-1999) - Contributo para a História da Construção em Portugal no Século XX ". É professora auxiliar na FAUP e Investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), gupos 'Património Arquitectónico da Cidade e do Território’ (PACT) e 'Digital Fabrication Laboratory’ (DFL).

Claudia Cancino, de nacionalidade peruana, é licenciada em Arquitectura pela Universidad Ricardo Palma, em Lima. Posteriormente, prosseguiu os seus estudos em Conservação no ICCROM, em Roma, e em Administração de Empresas no ESAN, em Lima. Em 2002 juntou-se ao GCI, onde, na qualidade de Senior Project Specialist, é responsável pela gestão da Earthen Architecture Initiative, direcionada para projectos de reconversão sísmica no Peru, desenvolvendo materiais didáticos e programas de formação para o ensino da conservação da arquitectura da terra e do planeamento da conservação integrada para a reabilitação urbana de arquiteturas de terra em Marrocos.

Paulo B. Lourenço é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e Co-director do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (www.isise.net). Editor da revista International Journal of Architectural Heritage. Coordenador do Mestrado Europeu Erasmus Mundus sobre Análise Estrutural de Monumentos e Construções Antigas (www.msc-sahc.org). Tem sido consultor em inúmeros monumentos e construções históricas em Portugal e no exterior, nas áreas do diagnóstico, estabilidade e medidas de intervenção.

Pilar Abreu e Lima (Mirandela, 1981) é Arquitecta Licenciada pela FAUP (2007) e Pós-graduada em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Investigadora do CEAU no grupo Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar (CIAMH), foi bolseira Fulbrighter 2014-2015 num projecto de investigação sobre Construção em Terra na Universidade do Arizona, EUA.

Susan Macdonald administra o Buildings and Sites Department, responsável pela supervisão de cerca de 20 projectos internacionais que visam promover práticas de conservação que dêem resposta a um conjunto diversificado de desafios. Previamente, trabalhou como arquitecta de conservação nos sectores privado e público, designadamente como Directora do NSW Heritage Office na Austrália, através do qual esteve envolvida em diversificadas e amplas matérias de conservação, relacionadas, designadamente, com planeamento urbano, desenvolvimento, economia, política e outras questões de natureza técnica. Actualmente, é membro do DOCOMOMO, integra comissões técnicas especializadas em património moderno da Association for Preservation Technology, bem como o International Scientific Committee on Twentieth-century Heritage (ISC20C) do ICOMOS.

Poster/ Folheto (PDF)

Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-06-27 às 18:29:33