Você está em: Início > Notícias > Teresa Fonseca: novo livro da colecção Conversas com arquitectos

Teresa Fonseca: novo livro da colecção 'Conversas com arquitectos'

Colecção 'Conversas com arquitectos' reúne 19 entrevistas realizadas por Nuno Lacerda Lopes

O Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar (CIAMH), unidade de investigação integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP acaba de publicar o sexto livro de entrevistas da colecção dirigida pelo Professor Carlos Nuno Lacerda Lopes sobre Arquitectura e Modos de Habitar, intitulada - "Conversas com Arquitectos" - agora dedicado à Professora e Arquitecta Teresa Fonseca, da FAUP.

O livro revela "o processo de produção, criação e valorização da arquitectura que Portugal vem desenvolvendo, entre fenómenos sociais, culturais e económicos que Teresa Fonscea caracteriza com grande transparência (...) neste livro, Teresa Fonseca descreve e questiona o nosso estar no mundo, o que é a arquitectura e o que será? O que andamos a ensinar e como ensinamos? Como cedemos ao social, ao mercado, aos interesses que se constroem com base no culto de uma ignorância que segundo as suas palavras se generalizam como valor".

A colecção 'Conversas com arquitectos' reúne 19 entrevistas realizadas por Nuno Lacerda Lopes. Trata-se de uma série de "conversas entre arquitectos da Escola do Porto onde se procura compreender o processo de construção de um ideal de arquitectura, de profissão, de sociedade e de escola, tendo por base uma reflexão pessoal e aberta e até esclarecer as inquietações teóricas e práticas bem como as circunstâncias que fundamentam a arquitectura portuguesa dos dias de hoje".

No âmbito desta colecção estão já publicados os números com os Arquitectos Alcino Soutinho (1930-2013), Eduardo Souto de Moura, João Álvaro Rocha (1959 - 2014), Manuel Correia Fernandes, Pedro Ramalho e Teresa Fonseca. As próximas edições integram entrevistas aos arquitectos Álvaro Siza, António Madureira, Bernardo Ferrão, Domingos Tavares, Fernando Távora, Francisco Barata, Manuel Graça Dias, Manuel Fernandes de Sá, Nuno Portas, Adalberto Dias, Rui Braz Afonso, Sérgio Fernandez e  João Pedro Serôdio.

+ info
www.ciamh.up.pt
www.facebook.com/CentroDeInovacaoEmArquiteturaEModosDeHabitar

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas