FAUP
Você está em: Início > Notícias > Docentes da FAUP vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2016

Docentes da FAUP vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2016

Os Professores da FAUP Nuno Valentim, José Gigante e Álvaro Siza venceram três dos nove prémios atribuídos

A obra de reabilitação da Casa Salabert, onde está instalado o e-Learning Café da Universidade do Porto no Jardim Botânico do Porto, da autoria de Nuno Valentim, Professor da FAUP, com Margarida Carvalho e Frederico Eça (antigos estudantes da FAUP) venceu a 4.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação (categoria Comércio e Serviços).

Na categoria para melhor intervenção com impacto social, foi distinguido o projecto de reabilitação do Palácio do Bolhão, edifício inaugurado em Março do ano passado e que abriga a sede da Academia Contemporânea do Espectáculo/ Teatro do Bolhão, da autoria de José Gigante, Professor Convidado da FAUP, com João Gomes e M. Fernando Santos.

Foi ainda atribuído um um Prémio Especial do Júri para a reabilitação da emblemática Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos, de Álvaro Siza.

O Júri do Prémio foi composto pelo economista e antigo Ministra da Economia, Augusto Mateus, o engenheiro civil João Appleton, os arquitectos João Mendes Ribeiro (antigo estudante da FAUP) e João Pedro Falcão de Campos e o engenheiro Manuel Joaquim Reis Campos, Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi que "visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências". Para além dos dois projectos portuenses, a edição deste ano premiou ainda os projectos de reabilitação do Palácio do Contador-Mor (na categoria Residencial), Pestana Pousada Lisboa (Turismo), Travessa do Abarracamento de Peniche 15 (Cidade de Lisboa) e Palácio do Raio, em Braga (Impacto Social), entre um total de 60 candidaturas.

A cerimónia de entrega da 4.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, no passado dia 7 de Abril.

www.premio.vidaimobiliaria.com

Casa Salabert
Casa Salabert. e-learning café do Jardim Botânico (Porto) de Nuno Valentim, Margarida Carvalho e Frederico Eça (c) DR

Palácio do Bolhão