FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática por Sérgio Magalhães

Conferência 'A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática' por Sérgio Magalhães

28 de Abril de 2016 (Quinta-feira), 18:00, Sala Plana - FAUP

O arquitecto Sérgio Magalhães, actual Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil e responsável pela concepção e implementação da Política Habitacional da cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 2000, onde se incluem os programas 'Favela-Bairro', 'Morar Legal', 'Morar Sem Risco' e 'Morar Carioca') vai apresentar na FAUP a conferência 'A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática'. A sessão contará com uma introdução por André Luiz Pinto (investigador MDT-CEAU-FAUP), que apresentará o arquitecto convidado.

"A constituição da cidade brasileira de hoje se deu sobretudo a partir do esforço da família pobre, em busca da inserção urbana, em um contexto de explosão demográfica e profundas transformações económicas.  A conferência abordará os principais desafios para a redução da desigualdade intra-urbana na perspectiva do trabalho do arquiteto no Brasil contemporâneo, com foco no Rio de Janeiro."

Esta conferência será antecedida pelo debate 'Casas para Todos? As políticas habitacionais em Portugal: conquistas, lacunas e desafios', que contará com a presença de Paula Marques (C.M.Lisboa), Isabel Raposo (Gestual-CIAUD-FAUL), Isabel Guerra (DINÂMIA’CET-IUL), Tiago Mota Saraiva (Ateliermob) e Rita Silva (Colectivo Habita), moderados por Ana Silva Fernandes (MDT-CEAU-FAUP).

Esta sessão é organizada pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do CEAU-FAUP e pelo Perfil C do Programa de Doutoramento em Arquitectura.

Entrada livre.

Programa completo:

14:30 | Debate' Casas para Todos? As políticas habitacionais em Portugal: conquistas, lacunas e desafios'
Com: Paula Marques (C.M.Lisboa), Isabel Raposo (Gestual-CIAUD-FAUL), Isabel Guerra (DINÂMIA’CET-IUL), Tiago Mota Saraiva (Ateliermob) e Rita Silva (Colectivo Habita), moderados por Ana Silva Fernandes (MDT-CEAU-FAUP)

18:00 | Conferência 'A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática'
Sérgio Magalhães (IAB), apresentado por André Luiz Pinto (MDT-CEAU-FAUP)

Sérgio Magalhães
Arquitecto e Doutor em Urbanismo, é actualmente Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 2012 e Professor do Programa de Pós-graduação em Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-FAU/UFRJ). Foi Secretário Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (1993-2000), responsável pela concepção e implementação da Política Habitacional da cidade, onde se incluem os programas ‘Favela-Bairro’, ‘Morar Legal’, ‘Morar Sem Risco’ e ‘Morar Carioca’. É Consultor de Urbanismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desde 2008 e Consultor de Urbanismo do Cities Alliance/Banco Mundial desde 2009, tendo igualmente sido Presidente do IAB-RJ entre 2010 e 2012. Publicou diversos livros, entre eles “A Cidade na Incerteza – ruptura e contiguidade em urbanismo”, “Favela Bairro / uma outra história da cidade do Rio de Janeiro” (em co-autoria com Luiz Paulo Conde), “Sobre a Cidade / Habitação e Democracia no Rio de Janeiro” e “Cidades: Mobilidade, Habitação e Escala um chamado à Ação” (em co-autoria com Fabiana Izaga e André Luiz Pinto). Escreve regularmente para o jornal ‘O Globo’ e para a revista ‘Ciência Hoje/SBPC’. Recebeu diversos Prémios de Arquitetura e Urbanismo em que se destacam o ‘Prémio América de Arquitetura 2013’, o ‘Prémio City to City – FAD 2012’ e o ‘Prêmio Aurélio Peccei’, assim como as distinções de ‘Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro’, ‘Oficial da Ordem do Mérito Naval’, ‘Oficial da Ordem do Mérito Militar’ e ‘Medalha do Pacificador’.

Poster

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-23 às 07:30:45