FAUP
Você está em: Início > Notícias > Inscrições abertas: NEIGHBOURHOODS . The Big Reset on Neighbourhood Design . 3rd International Summer School in Design in Urbanism . Porto 2016

Data limite de inscrição: 30 de Maio de 2016

A FAUP, em conjunto com a Amsterdam Academy of Architecture (Holanda), LUCA School of Arts - Faculty of Architecture (Bélgica), École Nationale Supérieure d'Architecture et de Paysage de Bordeaux (França), Glasgow School of Arts - Mackintosh School of Architecture (Reino Unido), Istanbul Kültür Üniversitesi - Department of Architecture (Turquia), Riga Technical University - Faculty of Architecture and Urban Planning (Letónia) e Bauhaus Universität - Faculty of Architecture and Urban Studies (Alemanha), organiza a terceira edição da Summer School europeia em torno da temática 'neighbourhood design'.

'NEIGHBOURHOODS . The Big Reset on Neighbourhood Design . 3rd International Summer School in Design in Urbanism . Porto 2016' vai ter lugar de 27 de Julho a 6 de Agosto de 2016, na FAUP.

Neighbourhoods - A laboratory between social and design concepts
O que é realmente um bairro na área do grande Porto? Quais são os espaços ou sistemas de multiplicidade, pluralidade, proximidade, concentração de serviços, pontos de encontro e espaços públicos partilhados? O que nos une, colectivamente? Onde é que nos encontramos e interagimos com cada um? Que tipo de espaços precisamos, e como os desenhamos e planeamos? Como pode o Porto beneficiar disto, e reinventar-se ao usar os recursos de 'neighbourhood design', na paisagem urbanística dispersa do noroeste de Portugal, onde a cultura de 'neighbourhood design' está praticamente ausente?

A terceira edição da Summer School europeia irá continuar com o debate sobre 'neighbourhood design'. Depois do muito bem-sucedido começo em Amsterdão, em 2014, e da frutuosa reedição em Istambul, em 2015, este ano, a Summer School terá lugar na cidade do Porto.

A Summer School de dez dias – Programa Intensivo Europeu – consistirá em palestras, trabalho de workshop intensivo e debates críticos. Os estudantes trabalharão em equipas internacionais, debatendo e confrontando as suas experiências e culturas, procurando enaltecer novas perspectivas e abordagens ao conceito e design dos bairros. É esperada uma reflexão crítica sobre o tema, desencadeada pela experimentação prática do contexto do Porto, que também implica o reconhecimento desta realidade urbana particular assim como a compreensão dos seus processos de desenvolvimento.

O programa, desafiando o papel dos planeadores e designers urbanos, é baseado na ideia de que o bairro contemporâneo não é um conceito estático, mas antes uma noção fluida aberta a várias interpretações. Pretende questionar se um bairro pode ser desenhado e planeado. Um bairro será uma área urbana particular com um grupo-alvo definido de habitantes e utilizadores? Ou será um bairro uma ideia mais aberta e complexa, baseada na forma como as pessoas usam a rede de espaços públicos disponível? Esta última suposição aponta para a ideia de trabalhar com o sistema colectivo de espaços e com as instalações que enaltecem as suas capacidades individuais: a rede e os lugares multifuncionais.

Estudantes FAUP: como participar?
O programa prevê a participação de estudantes de cada escola parceira, num workshop intensivo de 10 dias sobre desenho urbano, a realizar de 27 de Julho a 6 de Agosto de 2016, na FAUP, não havendo lugar a custo de participação.
Os estudantes da FAUP serão seleccionados entre aqueles que se encontrem a frequentar a Unidade Curricular Projecto 5 no ano lectivo de 2015/2016, que sejam capazes de comunicar em inglês, e que venham a confirmar a sua disponibilidade em participar.
Os estudantes deverão formalizar o seu interesse em participar até ao dia 30 de Maio de 2016, através de uma pequena carta de motivação em inglês (máximo 300 palavras) que deverá ser enviada para o e-mail do workshop: bigresetporto@gmail.com.

Poster
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-18 às 14:34:14