FAUP
Você está em: Início > Notícias > Docentes e Investigadores da FAUP na 21ª Trienal de Milão

Docentes e Investigadores da FAUP na 21ª Trienal de Milão

'Objects after Objects' é o tema da representação portuguesa na 21ª edição da exposição.

A 21ª Exposição Internacional da Trienal de Milão, um dos principais eventos internacionais dedicados à arte, design e arquitectura, tem como tema '21st Century. Design After Design' e acontece de 2 de Abril a 12 de Setembro de 2016.

A exposição organiza-se em secções temáticas e participações internacionais - entre as quais de Portugal - e, devido à sua dimensão, localiza-se não só no Palazzo dell’Arte (histórica localização desta iniciativa) como também em diversos outros espaços da cidade: Triennale di Milano, Politecnico di Milano, Museo di Fotografia Contemporanea, Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia 'Leonardo da Vinci', Mudec - Museo delle Culture di Milano, entre outros.

Apoiada pelo Governo de Portugal, através do Secretário de Estado da Cultura e da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), e com produção da ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, a participação portuguesa na 21ª Trienal de Milão sintetiza um programa curatorial em torno do título 'Objects After Objects' e conta com comissariado por José Bártolo, curadoria de Roberto Cremascoli, antigo estudante da FAUP, e Maria Milano.

Do projecto 'Objects After Objects', destaca-se a participação dos docentes da FAUP Adalberto Dias, Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Manuel Graça Dias, Sérgio Fernandez, entre outros arquitectos.

O projecto integra também a participação de vários antigos estudantes da FAUP: Bernardo Rodrigues, Pedro Cavaco Leitão (com Manfred Eccli cria o projecto Moradavaga), Nuno Abrantes, Pedro Bandeira, Miguel Vieira (com Inês Vieira da Silva forma o atelier SAMI-arquitectos), João Mendes Ribeiro, José Adrião, José Carlos Loureiro, José Manuel Carvalho Araújo.

O Pavilhão de Portugal na Trienal de Milão terá uma área de 225 m2 e situa-se no Museu Nacional da Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci.

A exposição 'Sempering', que integra uma das secções principais da Trienal de Milão, conta com a apresentação, entre outras, do projecto Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho da autoria do arquitecto e investigador do CEAU-FAUP, Álvaro Fernandes Andrade, (spacialAR-TE). Com curadoria de Luisa Collina e Cino Zucchi, esta exposição pode ser visitada no Mudec - Museo delle Culture di Milano.

www.triennale.org

Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho / Álvaro Fernandes Andrade. Fotografia de Fernando Guerra | FG+SG
Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho / Álvaro Fernandes Andrade (c) Fernando Guerra | FG+SG

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas