FAUP
Você está em: Início > Notícias > Álvaro Fernandes Andrade representa Portugal na Exposição Time-Space-Existence da Bienal de Veneza 2016

Álvaro Fernandes Andrade representa Portugal na Exposição 'Time-Space-Existence' da Bienal de Veneza 2016

A exposição, parte integrante da 15ª Bienal de Arquitectura de Veneza, vai reunir mais de 100 arquitectos, de seis diferentes continentes e em diferentes fases da carreira.

O Arquitecto Álvaro Fernandes Andrade (spacialAR-TE), docente da FAUP entre 1999 e 2012 e Investigador do CEAU-FAUP, foi seleccionado para representar Portugal na exposição internacional de arquitectura "Time-Space-Existence" que irá decorrer no contexto da 15ª Bienal Internacional de Arquitectura - 'La Biennale di Venezia', de 28 de Maio a 27 de Novembro de 2016.

A exposição vai reunir mais de 100 arquitectos, de seis diferentes continentes e em diferentes fases da carreira, em dois espaços da cidade de Veneza: Palazzo Bembo e Palazzo Mora.  A mostra é organizada pela Global Art Affairs Foundation (GAA) em colaboração com: Valeria Romagnini, Sara Danieli, Rachele De Stefano, Lucia Pedrana, Eve Pletti, Clara Frison e Rene Rietmeyer.

Álvaro Andrade Fernandes é sócio fundador da spacialAR-TE, Lda. - Arquitetura, Urbanismo, Planeamento, Design. As múltiplas áreas e escalas de intervenção (da grande escala do planeamento urbano à escala do design de equipamento, do Projecto-Urbano às escalas da execução da Arquitectura) da spacialAR-TE procuram, numa lógica contemporânea, retomar a ideia e concretizar a vontade de questionar "desde parafuso à cidade". Entre os projectos públicos e privados desenvolvidos, destaca-se o Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho, nomeado para o '2016 German Design Award - Excellent Communications Design', na categoria 'Architecture', e distinguido em 2015 com diversos prémios e menções, nomeadamente o prémio internacional ECOLA, na categoria de novos edifícios, Menção Especial do Júri no 2015 Architizer A+ Awards, e obra finalista ao Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe 2015 (a par do ARQUIPÉLAGO - Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores, da autoria de João Mendes Ribeiro com o atelier Menos É Mais Arquitectos (Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos).

A exposição da representação oficial portuguesa na ‘La Biennale di Venezia‘ será dedicada ao trabalho do arquitecto Álvaro Siza no campo da habitação social, tendo a Direção-Geral das Artes (DGArtes) atribuído a escolha da participação portuguesa na edição deste ano da bienal italiana aos curadores Nuno Grande, docente da FAUP na disciplina de Urbanística, e Roberto Cremascoli, antigo estudante da FAUP.

A edição deste ano da Bienal de Veneza vai decorrer de 28 de Maio a 27 de Novembro, sob o tema ‘Reporting from the front’. O evento vai contar com a participação de 48 países, estando a curadoria a cargo do arquitecto chileno Alejandro Aravena, distinguido em 2016 com o Prémio Pritzker e que em 2007 passou pela FAUP para apresentar uma conferência sobre a sua obra.

www.globalartaffairs.org

Álvaro Fernandes Andrade
Alguns dos projectos desenvolvidos pela spacialAR-TE de Álvaro Fernandes Andrade (c) DR

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas