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Notícias

Abertura de pré-candidaturas a mobilidade - estudos 2018.2019

15 Dezembro 2017 a 5 de Janeiro 2018 (fase 1) / 22 a 26 Janeiro 2018 (fase 2)



Em conformidade com os critérios de seriação e de elegibilidade definidos pelos regulamentos e demais normas em vigor.

Mobilidade Europa
A Comissão   Europeia anunciou recentemente o novo programa 2014-2020 'Erasmus Plus' (Erasmus+) que englobará as diversas ações que até agora   compunham o Programas:Aprendizagem ao Longo da Vida; Juventude; Tempus;   Erasmus Mundus; Alfa; EduLink. Informações   adicionais sobre o Erasmus+ podem ser encontradas aqui ec.europa.eu

Mobilidade Bilateral

Na prossecução dos objectivos da política de internacionalização, a FAUP mantém e promove iniciativas para estabelecer protocolos com universidades parceiras em todo o mundo, participando em programas com várias Universidades Europeias no âmbito do Programa ERASMUS, e também com Universidades na América Latina (Brasil, Chile, Argentina), África (Moçambique e Angola)

Condições de Elegibilidade Gerais

Estudantes matriculados na U.Porto e inscritos num programa de estudos conducente a grau reconhecido. No caso de mobilidade de estudos, o estudante deverá, no momento da mobilidade, estar a frequentar, pelo menos, o segundo ano de estudos no mestrado integrado em Arquitectura.

Critérios de seleção específicos

São admitidas candidaturas à frequência de Faculdades de Arquitectura estrangeiras dos estudantes que forem realizar o 3º ano, o 4º ano ou um semestre do 5º ano de Mestrado Integrado em Arquitectura e que no momento da pré-candidatura:
∙ Sejam estudantes do 2º, 3º ou 4º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura e que estejam inscritos e/ou tenham concluído pelo menos 45 ECTS desse ano;
∙ Tenham o 1º ano concluído, até 31 de Julho do ano académico anterior.
∙ São admitidas, ainda, candidaturas de estudantes que, no momento da pré-candidatura tenham ingressado no 3º ou 4º ano de MIARQ, pelo regime de transferência, tendo frequentado e concluído um ano lectivo e tenham obtido, até 31 de Julho do ano académico anterior, aproveitamento na FAUP a um mínimo de 60 ECTS.
∙ O preenchimento das vagas disponíveis depende do processo de pré-selecção efectuada pelo Serviço de Mobilidade.
Os estudantes devem, no prazo anualmente fixado pelo Serviço de Mobilidade instruir o seu processo de candidatura com os elementos solicitados.


NOTA ESPECIAL AOS ESTUDANTES CANDIDATOS A MOBILIDADE DE 3º E 4º ANO


Considerando o financiamento disponível, as candidaturas a mobilidade que reúnam as necessárias condições em que se preveja a duração superior a um semestre académico (5meses), sendo que um ano académico corresponde a 10 meses, são elegiveis para a atribuição de financiamento máximo correspondente a 5 meses de bolsa.

Seguindo as orientações do Guia do Programa Erasmus+, o processo de seleção dos candidatos a bolsa dará menor prioridade aos candidatos que já tenham realizado mobilidade no mesmo ciclo de estudos no âmbito do mesmo ou de um outro programa de mobilidade.


Pré-candidatura

A pré-candidatura realiza-se em formulário próprio disponível online, no sistema de informação da U.Porto. em www.arq.up.pt após registo de utilizador, e deve ser submetido de

15 de Dezembro 2017 a 05 de Janeiro 2018 (1ª fase)

22 a 26 de Janeiro 2018 (2ªfase), conforme calendário disponível.



SUBMETER PRÉ-CANDIDATURA (online)

A submissão do formulário pressupõe o pagamento de uma caução no valor de 50 ¤ a ser paga, nos prazos fixados para o efeito, após os resultados provisórios e antes da candidatura à instituição de destino, através da Conta Corrente do estudante => separador (despesas não saldadas) => clicar no ícone MB associado à caução => Atribuir

São excluídos da fase de candidatura à universidade de destino os estudantes que não efectuem o pagamento da caução no prazo fixado.

As vagas resultantes da exclusão dos candidatos na situação referida na alínea anterior são atribuídas, automaticamente, e em conformidade com o disposto no art.º5º do regulamento em vigor, aos candidatos que tenham indicado essa instituição como preferência no formulário de pré-candidatura.

A caução é devolvida ao estudante no momento da entrega, no Serviço de Mobilidade FAUP, da cópia do Statement Period of Studies com a data de regresso, assinado e carimbado pela instituição de destino, cumprido o período previsto para a mobilidade. O referido valor só é devolvido ao estudante mediante solicitação por email para os serviços académicos - serviço de mobilidade (mobile@arq.up.pt).

Fórmula de seriação
Os candidatos são seriados por ordem decrescente e com base na média ponderada da classificação obtida no conjunto das unidades curriculares já realizadas até ao ano lectivo anterior, arredondada às centésimas;

Em caso de empate, será tida em consideração a média da classificação obtida no conjunto das Unidades Curriculares de Projecto realizadas nos anos lectivos anteriores.

Vagas

As vagas disponíveis podem ser consultadas AQUI

Prazos
∙ pré-candidaturas -(1ª fase) 15 Dez 2017 a 05 de Jan 2018
∙ resultados provisórios- 8 jan 2018
∙ caução e reclamação -   09 a 11 jan 2018
∙ Formulário UP, Contrato de Estudos 1ª fase - 12 Jan a 23 de fev de 2018 (sigarra da Faup)

* No caso de haver estudantes admitidos mas não colocados após a publicação dos resultados provisórios, haverá lugar a uma 2ª fase de candidaturas aberta exclusivamente para estes candidatos, desde que a caução se encontre paga, e apenas para as vagas ainda disponíveis.

∙ pré-candidaturas (2ª fase) - 22 a 26 Jan 2018
∙ publicação final - 29 Jan 2018
∙ formulário contrato de estudos 2ª fase - 30 Jan a 23 Fev 2018

fecho dos procedimentos -
24 Fevereiro 2018

Informações complementares

Não são aceites candidaturas a mobilidade após os prazos definidos para o efeito.
Na indicação das preferências quanto às instituições de destino, os candidatos deverão ter em consideração:

∙ A possibilidade de serem obrigatórios conhecimentos suficientes ou certificados de Inglês e/ou da Língua de ensino do país de destino;
∙ O plano de estudos disponibilizado pela universidade de destino de forma a verificarem a compatibilidade de programas de estudo entre as duas instituições;
∙ Qualquer outro tipo de requisitos específicos (devem consultar o site das universidades);
∙ As questões de qualidade de vida, custos, qualidade das instituições, expectativas profissionais;
∙ Possibilidade de receber bolsa de apoio à mobilidade;
∙ O aconselhamento junto do Coordenador Científico.


+ info

www.arq.up.pt (Portal Académico/ Mobilidade/ Regulamento de Mobilidade FAUP)
Comissão Europeia/ Erasmus + http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus

Contactos

Serviços Académicos - serviço de mobilidade
mobile@arq.up.pt T: 22 042 54 19
Atendimento público | 2ª a 6ª feira . 09h00 - 13h00, excepto 4ªfeira das 12h30 às 16h30
Atendimento telefónico | 2ª a 5ª feira . 14h30 - 16h00
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