FAUP
Você está em: Início > Notícias > Docentes e Investigadores da FAUP no II Conferência História da Construção em Portugal

Docentes e Investigadores da FAUP no II Conferência 'História da Construção em Portugal'

6 de Novembro, Centro de Informação urbana de Lisboa

A II Conferência 'História da Construção em Portugal. Consolidação de uma Disciplina' vai decorrer a 6 de Novembro, no Centro de Informação urbana de Lisboa (Rua do Viriato, 13, Picoas Plaza, 1º piso).

Com coordenação e organização de João Mascarenhas Mateus (CIAUD, Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa), o Comité Científico integra os Professores Rui Póvoas do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), João Mascarenhas Mateus, José Aguiar, Madalena Cunha Matos (CIAUD-Universidade de Lisboa), Fernanda Rollo (IHC - Universidade Nova de Lisboa) e António Sousa Gago (IST - Universidade de Lisboa).

Do programa do evento, destaque para as comunicações dos Professores e Investigadores da FAUP: 'Um estaleiro na transição do século XIX para o XX. Contributos de Alfredo de Andrade para a História da Construção, entre Itália e Portugal' por Teresa Cunha Ferreira (12:30-13:00), 'O papel dos arquitectos na introdução do betão em Portugal: alguns exemplos paradigmáticos' Rui Póvoas (14:30-15:00) e 'As instalações técnicas e as redes prediais no início do século XX: Uma caracterização a partir dos Manuais da 'Biblioteca de Instrução Profissional' de Clara Pimenta do Vale (15:00-15:30).

As apresentações da II Conferência "percorrem temáticas relacionadas com a forma como se construiu em Portugal em diferentes períodos históricos em contextos culturais, tecnológicos, económicos e sociais próprios do nosso país, integrados nas transformações e nos impactos das inovações tecnológicas a nível mundial. Os autores das comunicações realizam a sua actividade de investigação em campos disciplinares diversos nas Universidades de Lisboa, Nova de Lisboa, Autónoma de Lisboa, do Porto e do Minho, oferecendo perspectivas modelares integradas na metodologia da História da Construção."

A Conferência destina-se a investigadores e profissionais interessados nas temáticas relacionadas com sistemas de conhecimentos destinados à realização de construções em Portugal.

hcp2015.fa.ulisboa.pt

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-21 às 06:06:11