Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Conferência Marques da Silva 2015: Casas Ermas. A arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno por Luís Soares Carneiro

Notícias

Conferência Marques da Silva 2015: 'Casas Ermas. A arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno' por Luís Soares Carneiro

21 de Outubro (Quarta-feira), 18:30, Auditório Fernando Távora - FAUP

A edição 2015 da iniciativa Conferência Marques da Silva - promovida pela Fundação Marques da Silva - tem como convidado Luís Soares Carneiro, Director do Programa de Doutoramento em Arquitectura, Professor e Investigador da FAUP.

Com o título 'Casas Ermas. A arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno', a conferência vai ter lugar a 21 de Outubro, (Quarta-feira), às 18:30, no Auditório Fernando Távora - FAUP.

Sinopse
A Conferência "Casas Ermas. A arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno" apresenta a obra de dois arquitetos que, embora muito ativos na primeira metade do século XX, foram depois esquecidos e apagados dos livros de arquitetura por uma historiografia parcial.
As suas obras evocam uma época na qual as regras de composição, o talento artístico, o saber artesanal, e sobretudo a consciência de uma continuidade desejada com o passado, os fazia procurar uma modernidade compatível com a cultura portuguesa da época. Vivendo entre um saber apoiado num passado que acreditavam ainda válido e produtivo e a emergência revolucionária de uma modernidade cujo desajuste era notório com a realidade portuguesa, defenderam um ramo da modernidade que a história mostraria, mais tarde, improcedente. Casas ermas, portanto.
As razões da historiografia que os esqueceu e a necessidade da sua crítica e revisão, assim como a colocação de hipóteses para uma diferente instrumentação teórica suscetível de enquadrar, de um novo modo, arquiteturas "outras", completam a apresentação.
Sem nostalgia por uma época perdida, sem espírito conservador, sem propósitos revisionistas, procura-se entender a arquitetura de um outro tempo para poder reavaliar e reconsiderar as categorias críticas e historiográficas atuais. E, por essa via, poder olhar de modo mais sábio para nós próprios.

Luís Soares Carneiro
Luís Soares Carneiro é Arquitecto e Professor Associado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Licenciado pela ESBAP em 1987 e Doutorado pela UP em 2003. Projecta, ensina, escreve, faz conferências e participa em encontros nacionais e internacionais. Trata sobretudo de temas relacionados com Teatros, Habitação Colectiva e História da Arquitetura Portuguesa.

A Conferência Marques da Silva 2015 conta com o apoio da FAUP e integra o projecto ARQ OUT | Mês da Arquitectura promovido pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

+ info
fims.up.pt

Casas Ermas Cartaz


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-19 às 10:29:54