FAUP
Você está em: Início > Notícias > Lançamento do livro La intimidad de la casa por Ana Sofia P. Silva

Lançamento do livro 'La intimidad de la casa' por Ana Sofia P. Silva

15 de Outubro 2015 (Quinta-feira), 18:30, Sala Plana - FAUP

O lançamento do livro 'La intimidad de la casa' de Ana Sofia P. Silva, investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP) vai ter lugar a 15 de Outubro 2015 (Quinta-feira), às 18:30, na Sala Plana - FAUP.

A apresentação contará com a presença do Director da FAUP, Professor Carlos Guimarães, e dos Professores Sérgio Fernandez e José Miguel Rodrigues.

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Sinopse
A intimidade, entendida como o que acontece entre o indivíduo e o mundo, existe porque existe exterioridade, porque existem outros e mundo. A intimidade vincula-se assim a processos de relação. A construção da intimidade dar-se-á no confronto entre o dentro e o fora, entre o eu e o outro, entre o indivíduo e o mundo. O espaço introduz-se nestes impactos, nestas comoções, nestas fricções. O que legitima o íntimo é também a profundidade ou a essencialidade com que se experimenta o mundo ou, a partir do olhar arquitectónico, com que se experimenta o espaço. A experiência íntima pertence ao âmbito do indizível, desde que o indivíduo experimenta o espaço intrauterino até ao momento em que desvanece. Pertencendo a um âmbito imaterial, a intimidade surge como algo que não pertence necessariamente ao âmbito da privacidade, nem reporta apenas à esfera doméstica ou individual. No entanto, nestes textos, a intimidade procura-se no arquitectónico, através da dissecação de espaços dedicados ao indivíduo.

Ana Sofia P. Silva
Ana Sofia Pereira da Silva é licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto desde 2004 e é doutorada em Arquitectura pela Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Madrid desde 2013.
Em 2003 colaborou no escritório de Inês Lobo e, entre 2004 e 2006, no escritório de José Manuel Soares. Iniciou estudos pós-graduados em 2007 e foi, entre 2009 e 2012, bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Desenvolveu a sua tese de doutoramento no Departamento de Proyectos Arquitectónicos da ETSAM sob a orientação científica de María Teresa Muñoz e Fernando Quesada. Em 2010, realizou uma estadia de investigação na FAUP, sob a orientação de José Miguel Rodrigues. A tese de doutoramento, intitulada La intimidad de la casa. El espacio individual en la arquitectura doméstica en el siglo XX, foi apresentada perante o júri composto por Emilio Tuñón (ETSA Madrid), Sergio Fernández (FAUP), Simón Marchán Fiz (UNED), Antonio Armesto (ETSA Barcelona) e Carlos García Vásquez (ETSA Sevilla), classificada com menção Cum Laude por unanimidade. Em 2014 recebeu o prémio extraordinário de teses de doutoramento da Universidade Politécnica de Madrid e, em 2015, é publicada pela editora Diseño.
Dedica-se desde 2012 ao ensino na FAUP, mantendo, paralelamente, actividade de investigação e prática profissional.

Cartaz 'La intimidad de la casa' por Ana Sofia P. Silva
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-04-24 às 00:39:02