Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Desenhar o Porto | acção artística, exposição e edição de livro | convite

Desenhar o Porto | acção artística, exposição e edição de livro | convite

Encontro | 17 de Setembro de 2011

A FAUP participa na iniciativa "Desenhar o Porto", iniciativa que se desenvolve em em três momentos complementares que incluem uma acção artística, uma exposição e a edição de um livro.

Um colectivo de desenhadores é convidado a desenhar a a cidade do Porto durante um dia. Este dia inicia-se no Espaço da Gesto onde todos os desenhadores se encontram armados de papel e lápis para explorar diferentes zonas da cidade sorteadas entre os participantes. Pelas 19 horas o grupo reúne-se de novo na Gesto para confraternizar e apresentar o seu trabalho.

O resultado deste dia de trabalho será apresentado em exposição colectiva, editado numa publicação (bilingue) e apresentado no sitio na internet da Gesto. Para tal solicitamos a cedência de pelo menos um dos desenhos realizados, à escolha do autor, e a cedência dos direitos de publicação respectivos. Serão aceites até 3 (três) desenhos por autor ainda que apenas possamos garantir a publicação de um desenho por pessoa. De modo a não comprometer a integridade dos cadernos de desenho de cada autor será suficiente uma digitalização do desenho com 300 dpi e de preferência que se vejam os limites do caderno. Esta digitalização será impressa para a exposição e utilizada para a publicação. Para facilitar a publicação dos desenhos pedimos que realizem os desenhos em formatos aproximados do A4 e A5.

Para confirmar a sua participação neste evento basta enviar um email para gesto@identidades.eu com o nome e contacto (telefone e email).

"A cidade do Porto oferece um património histórico, arquitectónico, cultural e recreativo que se deve valorizar e dar a conhecer. A imagem desta cidade oferece-nos um meio privilegiado que ultrapassa as barreiras linguísticas, que atrai e seduz e que deve constituir-se como um convite para visitar e conhecer o Porto. Pensamos que o desenho se constitui como ferramenta privilegiada para a criação de novas imagens da cidade feitas por artistas e arquitectos ou outros desenhadores convidados. Por um lado, o desenho é um meio excepcional de observação e atenção focalizada sobre um tema, espaço ou lugar, por outro, é uma disciplina que tem vindo a seduzir e a atrair autores, coleccionadores e público em geral pela seu natureza autográfica e de registo do real."
Natacha Antão Moutinho, comissária (assistente de Desenho da EAUM e Directora da Gesto, Coop. Cultural, CRL)"

Mário Bismarck |
Mário Bismarck | "Sé do Porto", Diário Gráfico, Junho de 2010

O encontro é uma iniciativa da Gesto, cooperativa cultural CRl e conta com a participação do Clube de Desenho, Estúdio UM, EAUM, FBAUP e FAUP.

Encontro | 17 de Setembro, Sábado, 10h00
Espaço Gesto | Rua José Falcão nº 107, Porto
+351 22 332 09 86 | gesto@identidades.eu

Mais informações www.gesto-coop-cultural.pt