Você está em: Início > Notícias > Apoio FAUP | Exposição Se isto fosse um paraíso feito de nada | Conferência A cidade em disputa: uma genealogia da habitação social a partir do sul da Europa por María García Ruiz

Apoio FAUP | Exposição 'Se isto fosse um paraíso feito de nada' | Conferência 'A cidade em disputa: uma genealogia da habitação social a partir do sul da Europa' por María García Ruiz

Inauguração: 14 de janeiro de 2023, Sábado, 16h00 | Exposição: 14 de janeiro - 11 de março de 2023 [nova data], Casa das Artes - Porto

A exposição 'Se isto fosse um paraíso feito de nada', organizada pelos investigadores da FAUP Ana Catarina Costa e João Paupério e pelos antigos estudantes Francisco Ascensão e Maria Rebelo, sintetiza o trabalho em desenvolvimento no âmbito do projecto "Uma Arqueologia da Utopia", que pretende revisitar os 75 bairros SAAL construídos por todo o país. Entrada Livre.

A exposição decorre no âmbito de um projecto que os investigadores do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP desenvolvem no contexto dos grupos de investigação 'Arquitetura: Teoria, Projeto, História' e 'Morfologias e Dinâmicas do Território'.
Enquadrado no processo revolucionário iniciado em 1974, o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) promoveu uma via alternativa para a resolução das carências de alojamento das classes populares, através da transformação e melhoramento dos seus bairros degradados. De Norte a Sul do país, moradores, quadros técnicos e entidades locais e estatais procuraram, num esforço intensivo e colectivo, dar voz, casa e cidade aos sectores mais marginalizados da população.
Quase cinco décadas depois, qual foi o destino das 75 operações construídas no âmbito deste programa? Segundo uma perspectiva ancorada nos moradores dos bairros, pretende-se reconhecer as camadas estratigráficas que compõem as formas de vida em comunidade e a partir destas evidenciar uma multiplicidade de conflitos, afinidades, contradições e solidariedades. Apresenta-se um trabalho em progresso que é composto por um conjunto de fotografias dos bairros e excertos de entrevistas a moradores na actualidade, bem como por parte de um arquivo referente ao processo desenvolvido numa das primeiras operações SAAL a tomar a dianteira após o 25 de Abril, a operação da Maceda no Porto, procurando reflectir sobre as expectativas projectadas e sobre o que destas se viu ou não viu cumprir.
— Ana Catarina Costa, Francisco Ascensão, João Paupério, Maria Rebelo | Uma Arqueologia da Utopia

Conferência | 'A cidade em disputa: uma genealogia da habitação social a partir do sul da Europa' por María García Ruiz

10 de fevereiro, 6.ª feira, 19h00, Casa das Artes, Porto
A conferência será proferida em espanhol
A arquitectura é sempre, ou pelo menos ciclicamente, baseada num tremor: o da agitação dos corpos em busca de um lugar, de formas por vir. Esta é a hipótese de trabalho da investigação curatorial "A cidade em disputa"*, que propõe uma releitura da história da habitação social no sul da Europa através de três experiências singulares: o neo-realismo em Roma, os poblados dirigidos de Madrid e o SAAL no Porto. Nestas três experiências, o conflito assume diferentes moldes, mas todas elas articulam o rigor poético do desenho, a consideração de problemáticas urgentes sobre habitação mínima e o desejo encarnado de comunidades que até então tinham estado à margem da história.

* “La ciudad en disputa. Experimentos colectivos en torno a la vivienda social en el sur de Europa (1949-1976)” é uma exposição que estará patente em La Virreina Centre de la Imatge de Barcelona entre 04.03.2023 e 18.06.2023, organizada juntamente com Moisés Puente.+ info: ajuntament.barcelona.cat

María García Ruiz é licenciada em Arquitectura pela Universidad de Granada e doutoranda em Filosofia pela Universidad Autónoma de Barcelona, com uma investigação intitulada “Arquitecturas de los cuerpos en movimiento”. Em 2020 recebeu a V Bolsa de Investigação Artística da Fundación Banco Sabadell - Hangar com o projecto “Campos. Desplazamientos de los cuerpos en los límites de la forma.” Juntamente com Pedro G. Romero, foi comissária do projecto “Máquinas de vivir. Flamenco y arquitectura en la ocupación y desocupación de espacios” (2017-2018) e co-autora do livro homónimo (Puentes Editores, 2020). Foi investigadora em residência no Museo Reina Sofía de Madrid (2015-2016). Os projectos que realiza questionam a produção física e simbólica do território através da investigação, da prática artística e da curadoria.
www.mariagarciaruiz.com

Projecto 'Uma Arqueologia da Utopia': Ana Catarina Costa, Francisco Ascensão, João Paupério, Maria Rebelo | Fotografias: Francisco Ascensão | Design: Irina Pereira, Miguel Almeida | Apoios: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; Câmara Municipal do Porto (Projeto Pláka, Ágora – Cultura e Desporto, E.M);  Fundação para a Ciência e Tecnologia; República portuguesa, Direção Regional de Cultura do Norte, Casa das Artes.

Mais informações em anarchaeologyofutopia.com

poster
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 18:41:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias