Você está em: Início > Notícias > Conferência Marques da Silva 2022 | Arquiteturas Italianas por Paolo Zermani

Conferência Marques da Silva 2022 | 'Arquiteturas Italianas' por Paolo Zermani

29 de novembro de 2022, 3.ª feira, 18h30, Auditório Fernando Távora

A edição 2022 das Conferências Marques da Silva, que decorrem de uma parceria entre a Fundação Marques da Silva e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, vai ter como convidado o arquitecto Paolo Zermani e será dedicada ao tema 'Arquiteturas Italianas'.

Para Paolo Zermani, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura de Florença, aproximar-se do mistério da arquitectura significa partir do reconhecimento da paisagem italiana e da história da sua complexa topografia, numa abordagem extensível à ideia da própria cidade europeia, e trabalhar com conceitos estruturantes como Lugar, Tempo, Terra, Luz, Silêncio. Significa, enquanto habitante consciente do Ocidente e em tempos marcados por derivas éticas e estéticas, percorrer um caminho de procura do sentido da sua/nossa modernidade com a medida da arquitetura a definir o horizonte do seu território de ação. Uma condição de pensamento coerentemente plasmada numa importante e reconhecida obra projetual, onde se destacam, entre outras, a Capela no Bosque (Parma, 2012), a intervenção no Castelo de Novara (2016) ou a Escola Europeia (Parma, 2017).

A apresentação estará a cargo da arquitecta Ana Francisca Silva, autora de uma dissertação de mestrado defendida na FAUP sobre este arquitecto, "A construção do ritual como constante no projeto. Estudo da obra de Paolo Zermani", sob orientação da professora Ana Alves Costa.

Paolo Zermani (Medesano, 1958) é, desde 1990, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura de Florença, onde leciona a disciplina de Composição Arquitetónica. Desde 2015, lecciona ainda Projeto na Academia de Arquitetura de Mendrisio. É o Diretor do Mestrado “Museo Italia”. Membro da Accademia di S. Luca, é o fundador dos Seminários Identità dell´architettura italiana e diretor da revista Firenze Architettura. É presença habitual na Bienal de Arquitetura de Veneza e na Trienal de Milão. Entre a sua obra escrita destacam-se publicações como Identità dell´architettura Vol. I e II (1995 e 2002), Oltre il muro di gomma (2010), Architettura: luogo, tempo, terra, luce, silenzio (2015) e Fondamenta (2021). A sua obra de arquitetura encontra-se publicada nas principais revistas internacionais. Entre os projetos mais recentes, refiram-se o restauro e reconstrução do Castelo de Novara, a reabilitação arquitetónica da Basílica de S. Andrea, em Mântua, a Escola Europeia, em Parma, e a nova saída das Capelas dos Medici, em Florença. Em 2018, a Accademia Nazionale dei Lincei atribuiu-lhe o Prémio Antonio Feltrinelli para a Arquitetura.

Mais informações em fims.up.pt

Entrada livre. Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-06 às 04:07:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias