Você está em: Início > Notícias > Exposição | Anuária22

Exposição | Anuária'22

setembro - dezembro de 2022, 2.ª - 6.ª feira (encerra aos feriados), 9h00-20h00, FAUP

Exposição dos exercícios curriculares dos cursos da FAUP.

"ANUÁRIA/FAUP, plataforma de arquivo exposição com a missão de divulgar/expor/difundir os exercícios curriculares dos cursos da FAUP e proceder à salvaguarda e difusão do seu acervo didáctico/pedagógico, tem um valor patrimonial singular, e significa, quarenta e três anos após a criação da Faculdade, uma parte substancial do espólio documental/objectual relativo aos últimos 27 anos, cerca de 2/3 dessas quatro décadas. Assim, para além da realização da exposição anual (combinando analógico e digital), desenvolve um paulatino processo de consolidação de arquivo físico e de um sistema de informação digital que funciona como plataforma de informação e que se pretende ser complementado com uma plataforma de interpretação do seu acervo, em regime de visualização aberto com as devidas protecções autorais (RGPD), difundido na WEB e inclusivo de outras plataformas de arquivo pedagógico entretanto criadas na Faculdade, como já acontece em Desenho, História e Urbanística e outras de iniciativa individual. Este objectivo, com os necessários apoios da UP, pretende estar disponível logo que se reúnam as condições.

Com a edição de 2022, tenciona-se continuar a valorizar uma das dimensões mais importantes de uma comunidade académica dinâmica: a partilha e a geração de conhecimento através de práticas colaborativas e do aprofundamento das intersecções entre percursos paralelos e convergentes dos estudantes, no contexto do trinómio ensino aprendizagem-investigação, desde o 1.º ao 3.º ciclo de estudos, nas suas diferentes áreas científicas, complementados com a actividade de investigação.

O valor acrescentado que significa para uma “Escola” a sua produção didática e pedagógica é, efectivamente, para além de um manancial enorme de produção escolar, um reflexo do presente e das suas contingências e um desígnio do futuro e do que nele podemos incorporar de todas as experiências que vamos fazendo.

A variedade dos actos e processos de criação, a representação em diferentes dispositivos expositivos da multiplicidade das abordagens e da diversidade das respostas encontra nesta plataforma uma expressão retrospectiva, mas sobretudo, prospectiva. Na medida das interrogações do presente, da imprevisibilidade do futuro, nas vésperas de um novo ano lectivo, esta retrospectiva narrativa do que agora se finda, espera poder dotar o referido espólio acumulado de argumentos para o reflexão, a ponderação e a decisão sobre matérias (não só disciplinares, também didácticas e pedagógicas), em sede de uma instituição de ensino superior diversa e multifacetada, num contexto em que o analógico e o digital, se reflectiram directamente nos processos académicos e que, perante novos desafios e exigências da sociedade, nos situamos na expressão das pluralidades.

— Mário Mesquita"

Comissariado: Mário Mesquita

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-20 às 05:50:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias