Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Parceria FAUP | Exposição A Liubliana de Plecnik

Parceria FAUP | Exposição 'A Liubliana de Plecnik'

7 de junho - 15 de julho de 2022, 2.ª - 6.ª feira (encerra aos feriados, 9h00-17h00, Sede da OASRN (Rua Álvares Cabral 144, Porto)

Em 2022 decorrem as comemorações dos 150 anos do nascimento de Jo¸e Plečnik, arquiteto esloveno cuja obra se inscreve na lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A sua obra alcançou um relevante reconhecimento internacional, sobretudo pela criação de espaços destinados a uso público que foram decisivos na transformação da cidade de Liubliana. A sua intervenção no processo de remodelação da cidade foi a tal ponto fundamental que "hoje pode chamar-se-lhe Liubliana de Plečnik, um fenómeno urbanista singular e uma obra de arte holística do século XX", sublinha o texto de introdução sobre a exposição.

A exposição 'A Liubliana de Plečnik', dedicada à obra de Jo¸e Plečnik, inaugura a 7 de junho, 3.ª feira, às 18h00, na sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos – OASRN, com o seguinte programa:
18h00 – Conferência Inaugural
Natalija Lapajne, curadora da Exposição e do Museu de Arquitectura e Design de Liubliana

19h00 – Abertura da Exposição
com a participação de
Blazka Kepic, Embaixadora da República da Eslovénia em Portugal

Paula Santos, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Arquitectos
Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte
Francisco de Calheiros, Cônsul Honorário da Embaixada da República da Eslovénia na República Portuguesa
Filipa Guerreiro, Vogal do Conselho Executivo da FAUP
Teresa Cunha Ferreira, coordenadora da Cátedra UNESCO “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto” – FAUP
19h30 – Visita guiada à exposição
Natalija Lapajne, curadora da Exposição e do Museu de Arquitectura e Design de Liubliana
A inauguração terminará com uma receção organizada pela Senhora Embaixadora da República da Eslovénia na República Portuguesa.

A Exposição 'A Liubliana de Plečnik' é organizada pelo Consulado da Eslovénia no Porto, pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) e pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em colaboração com a Embaixadora da República da Eslovénia na República Portuguesa Bla¸ka Kepic, o Museu de Arquitectura e Desenho de Liubliana (MAO), o Leitorado de Língua e Cultura Eslovenas de Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Centro Cultural Luso-Esloveno.

A exposição estará patente até ao dia 15 de julho de 2022, podendo ser visitada no horário de funcionamento da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos: 2.ª feira - 6.ª feira (encerra aos feriados), 9h00-17h00.

Mais informações em www.oasrn.org


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-26 às 04:24:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias