Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Conferência . Aula | A Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências com Miguel Refresco

Conferência . Aula | A Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências' com Miguel Refresco

6 de dezembro de 2021, 2.ª feira, 15h00-17h00, Auditório da Biblioteca

No dia 6 de dezembro, às 15h00, realiza-se no Auditório da Biblioteca da FAUP mais uma sessão do ciclo de Conferências, Debates e Aulas abertas Arquitectura, Arte e Imagem (AAI), com a moderação do arquitecto e professor da FAUP Pedro Leão Neto, que terá como convidado o fotógrafo, investigador e docente Miguel Refresco (CAVE).

Miguel Refresco vai apresentar alguns dos seus projetos fotográficos e falar da sua experiência no Ensino da Fotografia e sobre a temática da Fotografia como dispositivo de representação crítica privilegiado da Arquitetura, Cidade e Território e suas Vivências.


A sessão é aberta a toda a comunidade académica da U. Porto, com especial enfoque para os estudantes das unidades curriculares de Fotografia de Arquitectura, Cidade e Território (FACT) do 2.º Ciclo e de Comunicação de Projeto de Arquitectura (CAAD I e II) do 1.º Ciclo da FAUP.


Ciclo de Conferências e Debates Arquitectura, Arte e Imagem 
Através da realização destas conferências / debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação.
Estas sessões públicas, abertas a todos os alunos da U. Porto, permitem que diversos fotógrafos ou autores possam expor e explicar os seus trabalhos de fotografia, com especial incidência nos que exploram de forma significativa as temáticas de espaço / arquitetura e da fotografia como um instrumento de indagação do real, como documento e ficção.

A organização destas conferências / debates é da responsabilidade do grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito dos projectos Visual Spaces of Change, AC n.º 02/SAICT/2017 (ref.ª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e Contrast.
Com o apoio institucional da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2.º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará intimamente ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.


Miguel Refresco nasceu em 1986, vive e trabalha no Porto como fotógrafo e docente de fotografia. Licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual – especialização em Fotografia pela ESMAE e Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP.
Desenvolve trabalho relacionado com questões de identidade e território que publica e expõe regularmente desde 2008. É co-editor e co fundador da plataforma editorial Álea e co-fundador do espaço The Cave Photography, projecto dedicado à fotografia contemporânea, assente numa comunidade artistas locais. Auto-publicou o livro "Férias Grandes" em 2016 e "Menir" em 2017 pela Álea. Colabora regularmente com o Ballet Contemporâneo do Norte, Bloom, Vice, Terrafirma, Scopio Network entre outros.

Pedro Leão Neto
Investigador e professor na FAUP desde 2007 nas áreas da Comunicação de Projeto de Arquitetura e Fotografia, sendo coordenador do grupo de investigação Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, director da associação cultural Cityscopio e fundador e coordenador editorial da scopio Editions.
Foi curador de várias exposições de fotografia de arquitectura em Portugal e no estrangeiro, e responsável pela organização de cursos, debates e seminários internacionais em torno do universo da Arquitectura, Arte e Imagem, e é Editor-in-chief da publicação Sophia Journal, uma revista indexada e centrada no universo AAI. É autor e editor de mais de 30 livros e Investigador Principal (PR) do projeto de investigação VSC "Espaços Visuais da Mudança" financiado pela agência pública portuguesa - FCT.


Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.




Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-08 às 12:34:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais