Passadas quatro décadas desde a criação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a 21 de Dezembro de 1979 e cerca de uma década desde a adequação da Licenciatura em Arquitectura, da Faculdade de Arquitectura da UPorto, ao Ciclo de Estudos Integrado conducente ao grau de Mestre em Arquitectura, designado MIArq, e num contexto de crescente valorização e aprofundamento de uma cultura de investigação, importa fazer um balanço e criar um momento propiciador de uma reflexão crítica, individual e coletiva, que propicie um debate em torno da (re)definição de uma estratégia global sobre o Ensino e a Investigação em Arquitectura, na FAUP, que não pode deixar de considerar os seus domínios da Produção.
Seguindo uma já longa tradição da Escola, iniciada na segunda metade dos anos 70, organiza-se um novo Encontro, intitulado ENCONTROS_2021. Ensino e Investigação em Arquitectura [ENCONTROS_2021], a realizar nos dias 5 e 6 de maio 2021 [videoconferência], com o qual se pretende mobilizar a comunidade académica, docentes e estudantes - aos quais estão naturalmente associados papéis próprios e distintos no processo de ensino|aprendizagem - para o referido balanço e aclaração de um entendimento e afirmação de estratégia global para a Escola, no contexto dos desafios que se colocam à formação do Arquitecto hoje, em particular, e dos desafios, exigências e das políticas que enquadram o Ensino Superior, em geral.
Se, noutros tempos, a formação em arquitetura emergiu, estrita ou especialmente na relação com a prática profissional, isto é, com a produção arquitectónica, e "levou os mestres à escola", hoje, para além do “aprender com a prática”, é incontornável a consideração do domínio da investigação, não só pela sua emergência e densificação no mundo académico, como também como campo reconhecível e ampliado da complexidade e práticas profissionais e de prestação de serviços, implicáveis.
9H30 Abertura
João Pedro Xavier — Diretor Da FAUP
Rui J. G. Ramos — Presidente Conselho Científico
José Miguel Rodrigues —Diretor Ceau-Faup, Presidente Conselho Pedagógico
Raquel Geada Paulino — Directora Miarq
Beatriz Rosendo — Presidente AEFAUP
10H00 'Estudo sobre o Ensino na FAUP_1984-2018' Luís Viegas, Rui Américo Cardoso
10H30 'EAAE_Research and Education Academies' Tadeja Zupančič, Johan De Walsche
11H00 Pausa | Café
11H20 Painel 1 | Moderadora — Raquel Geada Paulino
C1 | João Pedro Xavier12H30 Pausa | Almoço
C2 | AEFAUP_Beatriz Rosendo
C3 | Rui Póvoas e Teresa Ferreira
C4 | Luis Viegas e Rui Américo Cardoso
Debate | Relator — Afonso Bernardo
C5 | Ana Sofia Silva15H40 Pausa | Café
C6 | João Paupério
C7 | Mário Mesquita
C8 | Luís Soares Carneiro
Debate | Relatora — Ana Alves Costa
C09 | Miguel Malsa
C10 | Inês Guilherme e Paula Freitas
C11 | Arthur Dinis, Cícero e Rallyson Nóbrega
C12 | José Afonso Silva e Manuel Silva
Debate| Relatora — Margarida Pinhal
C13 | Pedro Flores Santos10H40 Pausa | Café
C14 | Rui Matias
C15 | Rodrigo Rio
C16 | Mariana Pimenta
Debate| Relator — Luís Urbano
C17 | Raquel Pelayo12H30 Pausa | Almoço
C18 | Gonçalo Furtado e Miguel Silva
C19 | Cristina Emília
C20 | Rui Tavares e Ana Sofia Silva
C21 | Núcleo Feminista
Debate | Relatora — Marta Ferreira
C22 | José Manuel Barbosa
C23 | José Maria Lopes, Nuno Sousa e Vitor Silva
C24 | André Santos e Isa Clara Neves
C25 | Pedro Leão
C26 | Docentes de Projecto I — Helder Casal Ribeiro, Ana Alves Costa, Filipa de Castro Guerreiro, José Cabral Dias, Rui Cardoso e Nuno de Melo e Sousa
Debate | Relatora — Marta Rocha
16H00 Pausa | Café
16H30 Conclusões do encontro
17h00 Encerramento
Acesso ao PDF com os resumos das comunicações [o acesso ao link requer autenticação no Sigarra]
DA FORMAÇÃO EM ARQUITETURAO Encontro não tem como objetivo a elaboração de uma Proposta de Revisão do Plano de Estudos do MIArq, mas sim o da promoção de um momento de balanço, de diálogo e de reflexão em torno do ensino da Arquitetura na FAUP, entre a Produção e a Investigação, centrado na formação (inter)disciplinar, sob a dualidade paradigmática entre o "generalista" e o "especialista".
Entre as Humanidades e a Artes, entre as competências e o conhecimento, entre o multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar. Pela atualização, qualificação, e reforço da identidade e especificidade da formação em Arquitectura na FAUP, através da clarificação de uma estratégia global para a Escola, que reafirme e reforce o seu prestígio nacional e internacional.
O MIARQ_(RE)DEFINIÇÃO, (RE)ESTRUTURAÇÃO E ENRIQUECIMENTO
_Acesso
À condição de estudante, nas diferentes épocas e regimes de ingresso, e à condição de docente na Academia, entre a prática e a investigação. A estratégia e o modelo de recrutamento;
_Matérias Curriculares
A existência de dois ciclos – 1.º e 2.º. Princípios e Estratégia de Formação e articulação.Organização, (re)definição e coordenação horizontal e vertical das matérias curriculares – nucleares, complementares, subsidiárias e alternativas - dos 1.º e 2.º ciclos;
_Saída
Do modelo de conclusão do curso – Dissertação de natureza científica, Projecto e Estágio -, à amplitude das práticas profissionais - de projecto e teóricas nos domínios da História, Teoria e Crítica - e à investigação.