Você está em: Início > Notícias > Provas de Doutoramento do Arquiteto Pedro de Azambuja Varela: Reconstrução de uma Estereotomia - para uma abordagem estereotómica multi-semântica

Provas de Doutoramento do Arquiteto Pedro de Azambuja Varela:

9 de junho de 2020, 3.ª feira, 15h00, videoconferência (plataforma Zoom)

As Provas Públicas de Doutoramento do Arquiteto Pedro de Azambuja Varela realizam-se no dia 9 de junho, 3.ª feira, às 15h00, por videoconferência (ZOOM - link brevemente disponível)*.

A Tese em apreciação intitula-se 'Reconstrução de uma Estereotomia - para uma abordagem estereotómica multi-semântica'.

Júri:

Doutor Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas (Presidente)
Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Giuseppe Fallacara
Professor Catedrático do Politécnico de Bari

Doutora Alexandra Cláudia Rebelo Paio
Professora Auxiliar do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Doutor José César Vasconcelos Quintão
Professor Auxiliar Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor José Pedro Ovelheiro Marques de Sousa
Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Resumo:

A estereotomia, enquanto corpo clássico de conhecimento que versa sobre o corte da pedra para a construção de estruturas tais como arcos ou abóbadas, parece ter visto o seu interesse diminuir desde a introdução de novos materiais e tecnologias na Revolução Industrial, criando um aparente adormecimento desta disciplina.  Recentemente, com a introdução de novas ferramentas e lógicas de pensamento e projecto, existem novas condições que têm permitido um ressurgimento do pensamento e projecto estereótomico com uma maior variedade de processos e soluções, que não encontram reflexo directo na tratadística clássica.
A partir do presente e olhando para o passado, esta tese parte de sistemas de classificação anteriores e desenvolve uma nova proposta que abrange as várias dimensões que a estereotomia apresenta hoje em dia. Este novo sistema de classificação baseado em múltiplos significantes promove uma identificação clara de várias experiências de construção que, embora pareçam divergir da arte clássica do corte da pedra, argumenta-se pertencerem a um conceito alargado de estereotomia.
Um olhar crítico sobre os modos correntes de produção de estereotomia permitiu identificar a fabricação de aduelas como um momento chave que pode potenciar a utilização deste modo de construção com claras vantagens perante os desafios ambientais actuais. Foi desenvolvido um sistema de moldes com recurso a fabricação robótica que demonstra a transversalidade temporal desta disciplina, desfazendo um aparento hiato entre o passado e presente da estereotomia.
― Pedro de Azambuja Varela

Orientador: José Pedro Ovelheiro Marques de Sousa

*No seguimento do Despacho Reitoral N.º GR.06/03/2020 ´COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas',  todos os membros do júri pronunciaram-se favoravelmente à realização da prova pública de Doutoramento por videoconferência, assegurada a sua transmissão em direto (streaming).

Não é permitido filmar ou gravar a sessão.

A assistência das provas públicas deve manter o microfone e o vídeo desligados durante toda a sessão e não é permitida a utilização do sistema de 'mensagens instantâneas'.

poster

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 07:21:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias