Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Exposição | um modo de ver de Rui Américo Cardoso | Projecto Riscotudo

Exposição | 'um modo de ver' de Rui Américo Cardoso | Projecto Riscotudo

14 - 24 de setembro de 2020, 17h00-20h00 [público em geral], Átrio do Auditório da Biblioteca

Desenho: © Rui Américo Cardoso

A exposição 'um modo de ver' de Rui Américo Cardoso, conta com curadoria de José Maria Lopes, e integra a programação do projeto Riscotudo.

'um modo de ver' inaugurou na FAUP no dia 27 de fevereiro, às 18h30, no Átrio do Auditório da Biblioteca, estando previsto a apresentação ao público até ao dia 9 de abril, interrompida devido à pandemia de Covid-19 e retomada de 14 a 24 de setembro de 2020, de 2.ª a 6.ª feira (encerra aos feriados).

Dada a situação atual de pandemia, o horário de visita à exposição para o público em geral é das 17h00 às 20h00.

Informações 'Covid-19 | Normas e recomendações'

um modo de ver

Quem desenha, desenha-se. Estes são desenhos de um arquitecto, com a sua formação, percurso e expressão.
Nesta exposição apresentam-se registos de processos de investigação potenciados pelo desenho. Sendo maioritariamente desenhos do ofício de arquitecto, entendido como prática artística, são registos que se agitam entre sentimento e razão, gesto e contenção, inventiva e comprovação, dúvida e afirmação; são registos de processos de experimentação e reflexão que estimulam e concretizam intersecções e corroborações; são registos que convocam temas e conceitos do âmbito da organização do espaço e da composição plástica,… na procura de significação. No essencial desconhecemos, e essa é a condição primordial para continuar. Este desenho, realizado por necessidade de descoberta e conhecimento, não é representação do pensamento, é o próprio pensamento,… desenhamos porque desconhecemos. Este desenho é experiência corpórea e sensorial de quem habita os espaços imaginários, possui um sentido interpretativo e conceptual, permitindo corporizar observações e visões, entendimentos e vislumbres. Se a ideia estimula o desenho, também o desenho estimula a ideia.
O que aqui se apresenta são desenhos de interpretação e de transformação do desenho do espaço construído,… e alguns desenhos “sem desenho”. O que aqui se apresenta é um modo de ver, que determina um modo de fazer, por ser um modo de ser.
― Rui Américo Cardoso

Rui Américo Cardoso, arquitecto pela FAUP (1994), onde é docente desde 2003. A desenho, foi aluno de António Quadros, Alberto Carneiro e Vitor Silva. Inicia actividade liberal em 1994. Foi bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Integrou diversas equipas de investigação e de projecto no Centro de Estudos da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEFA-UP). Integra o grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território, do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) e a coordenação da Linha de Investigação: Diálogos entre a Prática e a Didáctica em Arquitectura: Produção, Ensino e Investigação (DiPDArq/MDT/CEAU), no âmbito da qual tem organizado diversas actividades, com destaque para o Ciclo de palestras "(E)DUCERE: complexos, implexos e reflexos" (EDU.cir) e o Ciclo de aulas/conferências "Mapas e Diálogos na Arquitectura Contemporânea" (MDArC).

Projecto Riscotudo

O projecto Riscotudo constitui-se como um Espaço na FAUP destinado a exposições de Desenho localizado no Átrio do Auditório da Biblioteca. Com projecto de José Manuel Barbosa que partilha a curadoria com José Maria Lopes, Riscotudo é "um espaço expositivo onde se apresentam propostas que trabalham os elementos gráficos e plásticos do desenho privilegiando técnicas e concepções estéticas dispares".

Mais informações em riscotudo.wordpress.com


Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-09-30 às 01:11:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias