Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Prémio Design de Impacto Social | Paulo Filipe Moreira Carneiro Fernandes

Prémio Design de Impacto Social | Paulo Filipe Moreira Carneiro Fernandes

Prémio atribuido pela Ordem dos Arquitectos Americana

O Projecto de construção de um centro comunitário ecológico em Manica, Moçambique, da autoria de Paulo Filipe Moreira Carneiro Fernandes, alumni da FAUP, e Alina Jerónimo, foi premiado pela Ordem dos Arquitectos Americana, na categoria de Design de Impacto Social.

Desenvolvido no âmbito do programa Football for Hope, patrocinado pela FIFA, visando a construção de 20 centros comunitários e sociais em vários países Africanos, o projecto elaborado pelos arquitectos portugueses procurou envolver a comunidade local, permitindo "a inclusão de uma comunidade economicamente desfavorecida num processo de aprendizagem de construção com blocos de terra comprimidos que garante benefícios às pessoas e à natureza". Estes blocos foram construidos localmente, com a participação da comunidade recorrendo a materiais locais: terra, bambu e areia. Deste modo, não só se criaram postos de trabalho, como se preservaram os recursos naturais.

O Centro beneficiará cerca de "3.000 crianças e jovens de Manica que habitam numa zona economicamente desfavorecida e com alguns problemas sociais e ambientais resultantes da grande incidência de malária e VIH e da desflorestação e consequente erosão dos solos, que diminui as possibilidades de cultivo", conforme se pode ler no site da Greensavers Moçambique.

Mais informações em Greensavers Moçambique, ou em social_impact_design_award.

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-26 às 05:04:45