FAUP
Você está em: Início > Notícias > Aula Aberta Clareira: uma perspetiva fenomenológica do espaço através da fotografia com Ana Miriam | 2º Ciclo de Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem

Aula Aberta 'Clareira: uma perspetiva fenomenológica do espaço através da fotografia' com Ana Miriam | 2º Ciclo de Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem

23 de Novembro de 2018, 14h30 - 16h00, Casa Cor-de-Rosa, Sala CCR 0.1 - FAUP

A Casa Cor de Rosa da FAUP recebe na próxima Sexta-feira, dia 23 de Novembro, às 14h30, mais uma sessão do ciclo Debates AAI - Arquitectura, Arte, Imagem, integrado na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (C.F.M.) do 4º e 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP.

Esta sessão terá como convidada a Fotógrafa, investigadora e docente (Instituto Multimédia), Ana Miriam, que irá apresentar o seu trabalho fotográfico 'Clareira', um conjunto de ensaios fotográficos que exploram uma perspectiva fenomenológica sobre o espaço da estação de metro da Trindade.

Simultaneamente formal e conceptual, o trabalho fotográfico de Ana Miriam cria uma poesia moderna própria, questionando de forma crítica e imaginativa o não-espaço (Marc-Augé) da estação de metro da Trindade no momento atual e as suas diversas apropriações. Na série 'Clareira' Ana Miriam concentra-se na existência da obra ao longo do tempo e nas dinâmicas quotidianas do espaço, assumindo uma perspetiva marcadamente subjectiva. Neste projecto, a fotografia apresenta-se como instrumento de investigação do real, que procura contribuir para uma reflexão multidisciplinar sobre a vivência do espaço construído.

Através da realização destes debates pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação.

Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).

Ana Miriam é formada em Artes Plásticas, nas universidades do Porto e de Bordéus.  É formadora do curso de Fotografia do Instituto Multimédia. Como fotógrafa, trabalha sobretudo na área da arquitectura integrando o estúdio "Antecâmara Fotografia" e desenvolve projectos pessoais em que explora as relações entre o homem e a paisagem.

Pedro Leão Neto (CCRE, AAI2 Lab) é arquitecto pela FAUP (1992) onde actualmente é regente de Comunicação, Fotografia e Multimédia do 2º ciclo, é coordenador do grupo de investigação CCRE, integrado no centro de I&D da FAUP, coordenador do AAI 2 Lab integrado no Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media U.Porto Media Innovation Labs (MIL) e Director da Associação Cultural Cityscopio (ACC). É Editor e coordenador responsável das publicações da scopio Editions desde 2010, cujo enfoque é o da fotografia documental e artística relacionada com Arquitectura, Cidade e Território.

www.scopionetwork.com

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

Poster
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-15 às 19:01:03