FAUP

linha
studioporto18.wixsite.com/porto
linha

O Porto Studio Bezalel@FAUP decorre no Porto entre 6 de Setembro e 2 de Outubro de 2018, no âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Departamento de Arquitectura da Universidade Bezalel Academy of Art and Design, em Jerusalém, e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

A exigência na pesquisa e compreensão de um contexto urbano como base para o projecto de arquitectura acentua-se quando se actua num território desconhecido. Na génese deste princípio, o estúdio organiza-se em torno da integração destas práticas de arquitectura através da colaboração de estudantes locais e internacionais.

Tendo como ponto de partida o encontro entre estudantes do terceiro ano da Bezalel Academy, conhecedores das bases da arquitectura através do pensamento arquitectónico e da prática - e um grupo seleccionado de alunos da FAUP que acabaram de completar o quinto ano do MIARQ, o estúdio foca-se qna compreensão e na experimentação de diferentes tópicos e abordagens para a intervenção na escala urbana.

O objectivo central deste curso pretende, assim, cruzar as disciplinas e práticas de pesquisa urbana e projecto arquitectónico, funcionando como um laboratório no qual os alunos locais são os líderes de um projecto de investigação urbano, enquanto que os alunos convidados estudam a condição urbana como pano de fundo primeiro uma intervenção arquitectónica de pequena escala.

A antecipar a chegada dos alunos convidados, os alunos da FAUP vão desenvolver um sistema de mapeamentos e análises que vão desde a escala da cidade até a escala dos locais específicos. Estes diferentes métodos de mapeamento vão permitir simultaneamente observar e apresentar a escala da cidade, da vizinhança e do bairro através de diferentes prismas (por exemplo, demográfico, histórico, cultural).

Os estudos vão ser implantados no currículo de ensino com a duração de uma semana que incluirá visitas, apresentações, palestras e tarefas dadas pelos alunos locais aos alunos convidados após a sua chegada.

A coordenação do evento esteve a cargo dos professores Oren Sagiv (Bezalel Academy of Art and Design) e Teresa Calix (FAUP).

Esta iniciativa tem contado com a colaboração na FAUP de Alberto Lage, Carla Garrido, Carlos Machado, Maria José Casanova, Marta Rocha.

www.bezalel.ac.il
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-14 às 03:13:01