Você está em: Início > Notícias > Conferência Marques da Silva 2018 | Arquitetura e Património: sem redoma de vidro por Nuno Valentim

Conferência Marques da Silva 2018 | 'Arquitetura e Património: sem redoma de vidro' por Nuno Valentim

25 de Outubro de 2018 (Quinta-feira), 18h30, Auditório Fernando Távora - FAUP

O arquitecto e professor Nuno Valentim é o convidado para a edição deste ano das Conferências Marques da Silva. A conferência, intitulada 'Arquitetura e Património: sem redoma de vidro', vai acontecer a 25 de outubro, às 18h30, no Auditório Fernando Távora da FAUP, entidade parceira, e está inserida no programa ARQ OUT 2018 da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte.

Sinopse
Vivemos um momento singular para a intervenção no Património Arquitetónico – que decorre do (inesperado?) crescimento de obra no edificado existente, após alguns anos de deserto, de esforços isolados e mesmo de desatenção a este desafio.
A urgência de alargamento do debate convoca a arquitetura e os arquitetos para uma responsabilidade acrescida nestas circunstâncias, sob pena da disciplina ser ultrapassada pela manipulação ideológica, técnica ou económica. Estas visões parciais são incapazes de trabalhar a riqueza e a complexidade das realidades em que temos que operar.
A Arquitetura - do projeto à reflexão sobre as práticas (onde se incluem as Escolas) - assume um papel determinante: no debate estratégico-político, na forma concreta de atuação e na avaliação/produção de conhecimento a partir da obra.
As “Conferências Marques da Silva 2018” serão uma oportunidade para, através das nossas práticas (de projecto, de investigação, de colaboração…), documentar as frentes de trabalho, a reflexão e o combate que as intervenções no Património das cidades exigem.
− Nuno Valentim, 2 de Setembro de 2018

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FIMS/FAUP através de fotografia e vídeo.

fims.up.pt

Reabilitação dos Albergues Noturnos do Porto, foto João Ferrand
Reabilitação dos Albergues Noturnos do Porto © João Ferrand
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas