FAUP
Você está em: Início > Notícias > NOVO HORÁRIO! Jean-Paul Jungmann: Des projets pour des livres ou la narration dessinée architecturale | Aulas de Autor . Narrativas Desenhadas

NOVO HORÁRIO! Jean-Paul Jungmann: 'Des projets pour des livres ou la narration dessinée architecturale' | Aulas de Autor . Narrativas Desenhadas

Conferência: 25 de Junho de 2018 (Segunda-feira), 17h00, Sala Plana - FAUP

Poster

Jean-Paul Jungmann, notável Arquitecto e Professor francês, é o convidado para a quarta sessão do Ciclo 'Aulas de Autor . Narrativas desenhadas'.

Jean-Paul Jungmann (1935) é arquitecto, escritor, editor e professor emérito da École d’Architecture de Paris La Villette. Membro do grupo radical francês UTOPIE (com Hubert Tonka, Jean Baudrillard, Antoine Stinco, Jean Aubert, entre outros), participou na revista homónima e nas suas publicações (1967-69). Organizou, com o grupo UTOPIE, a exposição “Structures Gonflables” no Musée d’Art Moderne de la ville de Paris/ARC em Março de 1968. Entre 1967 e 1976 realizou mobiliário e estruturas pneumáticas e têxteis com o grupo AEROLANDE (Jean Aubert, Jean-Paul Jungmann, Antoine Stinco). Comissário, com Hubert Tonka, do Concurso “Inventer 89” no Grande Hall de La Villette em Paris (1986) e da exposição “Inventer 89” no âmbito do evento “89 Avant-Première/Forum des Projets du Bicentenaire” (1988). Autor de inúmeros projectos teóricos e criador das edições AEROLANDE para a colecção “L’Ivre de Pierres” (1977-1988), sobre a qual realizou diversas exposições. Criador, com Hubert Tonka, da colecção “Vaisseau de Pierres” (1986-88). Autor dos livros “Ombres et Lumières, un Manuel de Trace et de Rendu qui Considère l’Architecture comme une Machine Optique” (Ed. La Villette, 1995), “L’Image en Architecture, De la Representation et de son Empreinte Utopique” (Ed. La Villette, 1996) e “L’Ivresse de la Ville” (Sens & Tonka, 2016). Participou na exposição “The Inflatable Moment: Pneumatics and Protest in ‘68”, organizada por Marc Dessauce e pela Architectural League de Nova York, no Urban Center de Nova York (1998), no I.F.A. de Paris (1998) e no R.I.B.A. de Londres (1999).
www.jeanpauljungmann.fr

Conferência
:
25 de Junho (Segunda-feira), 17h00 (novo horário!)* — Sala Plana - FAUP

* Devido à realização do jogo da seleção Portuguesa para o Mundial de Futebol da Rússia no dia 25 de Junho, a conferência do arquitecto Jean-Paul Jungmann foi antecipada para as 17h00.

A aula será proferida em francês, com tradução para português.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Aulas de Autor . Narrativas Desenhadas
O quarto ciclo de aulas, intitulado "Aulas de Autor . Narrativas Desenhadas", decorre entre Fevereiro e Julho de 2018. Entre os outros convidados do ciclo contam-se se Jimenez Lai, Luis Miguel (Koldo) Lus AranaSir Peter Cook e Mélanie van der Hoorn. Esta série de 'Aulas de Autor . Narrativas desenhadas' é coordenada por Carlos Machado e MouraRui Neto e Noémia Herdade Gomes.

A conferência do arquitecto Jean-Paul Jungmann conta com o apoio da Quinta Seara d’Ordens.

O projecto 'Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto' conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Apoios
Trabalho cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-007744.

Imagem gráfica desenvolvida pela designer Marta Ramos.
Imagem multimédia desenvolvida por Cátia Cunha Pimentel.

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

www.aulasdeautor.com
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-12 às 05:50:48