Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Surpreendente Consciência: a dinâmica do conhecer e reconhecer por Mendo Castro Henriques | Ciclo de magnas palestras (E)DUCERE. Complexos, Implexos e Reflexos

Notícias

'Surpreendente Consciência: a dinâmica do conhecer e reconhecer' por Mendo Castro Henriques | Ciclo de magnas palestras (E)DUCERE. Complexos, Implexos e Reflexos

21 de Fevereiro (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

O Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), através da Linha de Investigação 'Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação' (DiPDArq) dos grupos Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) e Arquitetura: Teoria, Projeto, História (ATPH), em parceria com a unidade curricular 'Métodos de Investigação em Arquitetura e Urbanismo' do curso do Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA), organiza um Ciclo de magnas palestras titulado '(E)DUCERE. Complexos, Implexos e Reflexos' (EDU.cir).

O EDU.cir, pelo privilégio da palavra, visa reforçar o campo teórico da Arquitetura, através do diálogo com outros saberes - olhares, panorâmicas e enfoques -, suas imanências, composições e referências, potenciando a reflexão e o discernimento sobre as dimensões fundacionais, constitutivas e comunicacionais do Conhecimento, hoje, na era da informação e numa sociedade em rede.

Mais pelo dizer verdadeiro, do que pela verdade ou razão, entre o que se conserva e o que se transforma – talvez entre a Tradição e a Modernidade -, fita-se o (re)conhecimento dos sentidos e de ancoragens constelares e orientadoras, hipóteses de discernimento e consciência (a)cerca dos “caminhos” ancestrais e/ou emergentes da experiência humana.

A palestra inaugural, titulada 'Surpreendente Consciência: a dinâmica do conhecer e reconhecer', vai ser proferida pelo Filósofo Mendo Castro Henriques, apresentado pelo Professor Nuno Higino, e vai decorrer na Quarta-feira, dia 21 de fevereiro, às 17h00, no Auditório Fernando Távora, FAUP.

Organização: Luís ViegasRui Américo Cardoso e José Cabral Dias.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).


Mendo Castro Henriques
Professor, escritor e político, nasceu em Lisboa em 1953. Licenciado (1977) e Mestre (1985) pela Universidade de Lisboa e Doutor em Filosofia pela Universidade Católica (1992). Frequentou estágios de pré-doutoramento em Munique, RFA (1990) e Stanford University, EUA (1991). Tem o Curso de Defesa Nacional (1992) e Curso de Alta Direção, do INA (2003).  Foi Bolseiro do INIC para Mestrado e Doutoramento; Assessor e Diretor no Instituto da Defesa Nacional (2004- 2007). É autor, coautor e organizador de 20 títulos e dezenas de artigos científicos sobre temas de filosofia e cidadania, nomeadamente sobre Fernando Pessoa, Eric Voegelin, Bernard Lonergan e Franz Rosenzweig. A sua investigação tem-se focado nas áreas da filosofia politica e da filosofia da consciência.
Participante e coordenador de conferências científicas e culturais em Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chile, Espanha, EUA, França, Grã-Bretanha, Hong-Kong, Itália, Luxemburgo, Macau, Marrocos e Roménia. É atualmente professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica e membro da direção do Centro de Estudos de Filosofia. Presidente da Direção do Instituto da Democracia Portuguesa, fundado em 9 de agosto de 2007; Presidente da Comissão Política Nacional do Nós, Cidadãos! fundado em 23 junho de 2015.

Nuno Higino
Nasceu a 16 de Julho de 1960 em Felgueiras, Porto. Entre 1988 e 2001 foi pároco em Marco de Canaveses, período durante o qual foi construída a igreja de Santa Maria com projecto de Álvaro Siza. Em 2001 foi estudar Filosofia. Em 2003 matriculou-se num programa de doutoramento em Madrid na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense. Na sua investigação, concluída em 2007, procurou interpretar os desenhos de Álvaro Siza a partir do pensamento da desconstrução do filósofo francês Jacques Derrida. Renunciou ao sacerdócio em 2005. Actualmente é professor de História da Arte na Universidade Fernando Pessoa. É o responsável, desde 1 de Fevereiro de 2018, pela programação da Casa das Artes de Felgueiras. Fez parte da equipa de trabalho da Casa da Arquitectura entre 2007 e 2014. É responsável pela Editora Letras e Coisas. Tem vários títulos publicados na área do ensaio, da poesia e da literatura infanto-juvenil.

Poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-05-21 às 00:21:49