Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Issa Diabaté | Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

Notícias

Issa Diabaté | Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

28 de Fevereiro de 2018 (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

O arquitecto Issa Diabaté, director do atelier Koffi & Diabaté Architects e co-fundador do Koffi & Diabaté Group baseados na Costa de Marfim, vai inaugurar o Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes a 28 de Fevereiro, Quarta, às 17h00, no Auditório Fernando Távora na FAUP.

O Ciclo prossegue a 22 de Março com o arquitecto da Oceânia Paul Owen, com Rick Joy, oriundo da América, a 11 de Abril, Li Xiaodong, da Ásia, no dia 18 de Abril, e David Chipperfield, do continente europeu em data a anunciar em breve.

Issa Diabaté, Koffi & Diabaté Architects

"Because of the configuration of the city and the way we live today, we are trying to promote a different kind of living. We shouldn't shy away from living in apartments and collective environments because if you are a bunch of people together you can do so much more", Issa Diabaté

Mestre em Arquitetura pela Universidade de Yale, Issa Diabaté é director e co-fundador do escritório Koffi & Diabaté Architects. Iniciou a sua actividade profissional no início dos anos 90, colaborando com escritórios de arquitectura na Costa do Marfim – Goly Kouassi –, Estados Unidos – Dureaux e Purenell – e em França – Jean Nouvel et Catani –, onde participou do concurso Cité Judiciaire de Nantes. Em 1994, integrou a SAU Guillaume Koffi como arquitecto estagiário, passando a desempenhar funções de coordenação de projeto um ano depois. Em 2001, em parceria com Guillaume Koffi, funda o atelier Koffi & Diabaté Architects. Diabaté é membro da Ordem dos Arquitetos da Costa do Marfim – Côte d’Ivoire’s Order ofArchitects (CNOA) –, e tem visto o seu trabalho mundialmente divulgado e premiado. Participou nas exposições ABIDJANOW (Abidjan, Costa do Marfim) e Design Indaba (Cidade do Cabo, África do Sul). Foi galardoado com o prémio da DAK’ART Contemporary Art Biennale (Senegal, 1998). Foi nomeado Cavaleiro da Ordem de Mérito Cultural da Costa do Marfim.  

A relevância do trabalho de Koff i& Diabaté Architects é sublinhada pela sensível qualidade arquitetónica dos projectos, resultado de uma cuidadosa atenção às circunstâncias, às condições climáticas e ao contexto.  À utilização de materiais naturais como o bambu ou a madeira, muito presentes nos projectos desta dupla, é contraposto o recurso a betão e a estruturas metálicas para construção de expressivas estruturas de sombreamento, fundamentais no desenho dos espaços que projecta. Como resultado do papel central que as preocupações sociais desempenham na sua acção, este colectivo visa desenvolver modelos alternativos, mais equilibrados, para o futuro das cidades da Costa do Marfim. O escritório integra um grupo de investimento e construção, elemento-chave para a prossecução da estratégia global de Koffi & Diabaté Architects.
www.koffi-diabate.com

A conferência será proferida em inglês, sem tradução.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).


O Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes, produzido pela FAUP, através do seu centro de investigação, CEAU, numa acção conjunta dos grupos de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Atlas da Casa, tem como principal objectivo aprofundar o conhecimento em torno de temas com pertinência contemporânea e internacional. Com o propósito de confrontar o pensamento contemporâneo nacional com a actualidade internacional, pretende-se debater a produção e ideias arquitectónicas segundo uma perspectiva alargada aos 5 continentes, como o próprio título sugere. De forma a reunir diversas abordagens aos mesmos assuntos em diferentes culturas e geografias, territorialmente dispersas, este ciclo contará com a participação de um arquitecto/conferencista de cada um dos cinco continentes.

Coordenação: Ana Neiva e José Cabral Dias.  

Co-organização: Grupos de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-007744.

Patrocinadores: Jofebar + PanoramAH!Traço de Luz | Parceiros Institucionais: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; Fundação Oriente
.

+ info
Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

Issa Diabaté
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-04-25 às 22:59:17